Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Erro ao tentar rodar o arquivo jar

Olá! Não entendo nada de Java e nem tenho nada de ambiente java na minha máquina. O arquivo jar do curso mas não está rodando aqui. Tentei esses os dois comandos abaixo.

java -jar cdcreact-1.0.0-SNAPSHOT.jar

java -Dspring.datasource.username=root -Dspring.datasource.password= -jar cdcreact-1.0.0-SNAPSHOT.jar

Uso Windows e para executar comandos o Git Bash. Os erros que aparecem pra mim são esses:

(...)
com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.CommunicationsException: Communications link failure

The last packet sent successfully to the server was 0 milliseconds ago. The driver has not received any packets from the server.
(...)
Caused by: java.net.ConnectException: Connection refused: connect
(...)
2017-10-26 10:53:51.683  WARN 12500 --- [           main] o.h.e.jdbc.internal.JdbcServicesImpl     : HHH000342: Could not obtain connection to query metadata : Communications link failure

The last packet sent successfully to the server was 0 milliseconds ago. The driver has not received any packets from the server.
(...)
Caused by: org.hibernate.HibernateException: Access to DialectResolutionInfo cannot be null when 'hibernate.dialect' not set
(...)
Caused by: org.springframework.beans.factory.BeanCreationException: Error creating bean with name 'entityManagerFactory' defined in class path resource [org/springframework/boot/autoconfigure/orm/jpa/HibernateJpaAutoConfiguration.class]: Invocation of init method failed; nested exception is org.hibernate.HibernateException: Access to DialectResolutionInfo cannot be null when 'hibernate.dialect' not set
(...)
Caused by: org.hibernate.HibernateException: Access to DialectResolutionInfo cannot be null when 'hibernate.dialect' not set
(...)

Obs: Aproveito para sugerir que seja incluso mais detalhes do passo a passo pra rodar esse jar no curso. To bem perdida com esse jar.

9 respostas

Oi Laura, tudo bom?

Estranho mesmo... o comando está correto. Verifica pra mim se no seu banco você consegue acessar pelo usuario root sem senha. Algo como, no terminal:

mysql -u root

Ih... Também não sei nada de banco de dados! Rsrs!

GitBash

$ mysql -u root
bash: mysql: command not found

terminal

mysql -u root
'mysql' is not recognized as an internal or external command,
operable program or batch file.

Pelo que entendi, ta dizendo ai que nem tenho mysql. Mas tenho instalado em "C:\Program Files\MySQL" .O que eu faço?

Ah! Segui os passos do link abaixo e agora o erro está diferente! Deu o mesmo novo erro no terminal e no gitbash. Mas o jar ainda não roda.

$ mysql -u root
ERROR 1045 (28000): Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: NO)

https://dev.mysql.com/doc/mysql-windows-excerpt/5.7/en/mysql-installation-windows-path.html

solução!

Laura, esse ultimo erro é referente a senha do banco de dados para o usuário root, veja a mensagem:

Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: NO)

Em outras palavras, seu acessado sem senha, foi negado para o usuário root, conectando no localhost.

Isso ocorreu porque provavelmente seu banco tem senha, então tem que passa-la como parâmetro na hora de executar o jar:

java -Dspring.datasource.username=root -Dspring.datasource.password= -jar cdcreact-1.0.0-SNAPSHOT.jar

Repare no -Dspring.datasource.password=SUA_SENHA, depois do igual, você deve informar a senha.

Obs: Irei passar suas observações para o pessoal, sobre o passo a passo ser mais detalhado.

Espero ter ajudado.

Deu certo! Aeeeee! Obrigada!

Então precisava instalar o MySQL, depois adicionar o path e por fim rodar com a senha!

Realmente achei que essa parte precisava de mais de detalhes, fiquei bem perdidinha. Rsrs! Obrigada pela ajuda e pela atenção.

\o/

Magina

Ja passei suas dificuldades para o pessoal, sempre que precisar, estaremos por aqui

Oi Matheus!

Quando avancei mais uns módulos no curso achei o tutoral mais detalhado com o que precisava ser feito.

Acredito então que o problema não seja o nível de detalhes, mas sim o momento que isso é colocado no curso.

Talvez trazer a montagem COMPLETA do ambiente que vai ser necessário pros primeiros tópicos, ou um alerta do tipo "a configuração detalhada do jar ainda vai ser passada nos tópicos futuros".

Fica ai a sugestão!

Obrigada mais uma vez!

Oi Laura, tudo bom?

Se você quiser, pode sugerir uma melhoria pro curso no icone ... disposto no canto direito superior de toda tarefa(explicações/exercicios) aqui nos cursos da alura =)

Oi Laura, novamente obrigado pelo feedback, assim como o André mencionou você pode sugerir uma melhoria, explique certinho o problema e bem detalhado, porque dai conseguimos aceitar sua melhoria.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software