7
respostas

Erro ao tentar conectar no banco de dados oracle XE

Alguem ja viu esse erro ?

e ao tentar executar o lsnrctl status

LSNRCTL for 64-bit Windows: Version 21.0.0.0.0 - Production on 28-MAY-2024 10:26:05

Copyright (c) 1991, 2021, Oracle. All rights reserved.

Message 1053 not found; No message file for product=NETWORK, facility=TNSTNS-12557: Message 12557 not found; No message file for product=NETWORK, facility=TNS TNS-12560: Message 12560 not found; No message file for product=NETWORK, facility=TNS TNS-00527: Message 527 not found; No message file for product=NETWORK, facility=TNS

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

7 respostas

Oii Lucas, como vai?

Esse erro geralmente ocorre quando há problemas na conexão com o banco de dados. Algumas possíveis causas são problemas de rede, configurações incorretas ou até mesmo o banco de dados não estar em execução.

Vou deixar aqui algumas possíveis soluções:


Conferindo o nome do localhost

Vá até o arquivo listener, dentro da pasta que está a instalação Oracle no seu computador. O caminho é algo mais ou menos assim:

  • C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample

Abra o arquivo com bloco de notas e verifique o nome do HOST do listener:

LISTENER =
#  (ADDRESS_LIST=
#	(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=localhost)(PORT=1521))
#	(ADDRESS=(PROTOCOL=ipc)(KEY=PNPKEY)))	

No meu caso, é localhost, mesmo, mas em algumas situações estará o IP. Se o seu estiver diferente, copie e cole no campo host na janela de nova conexão do Oracle.


Verificando se o LISTENER está em execução no servidor

  • Abra o prompt de comando como administrador.
  • Navegue até a pasta bin dentro da pasta dbhomeXE. Esse é nome da pasta da versão Express Edition. Caso você esteja com outra versão, ou em um sistema operacional diferente, pode ser que as pastas estejam organizadas de outra forma. O meu caminho, por exemplo, é C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\bin
  • Digite o comando lsnrctl status e pressione Enter. Isso irá exibir o status do serviço TNSListener.
  • Se o serviço estiver parado, digite o comando lsnrctl start e pressione Enter para iniciar o serviço.

Caso ainda não dê certo, verifique se as credenciais de autenticação fornecidas (nome de usuário e senha) estão corretas.

Espero que alguma das opções seja a solução e que você possa seguir tranquilamente seus estudos.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Bom dia, Larissa. tudo bem ?

não deu certo. infelizmente tive que desinstalar o oracle XE e instalar novamente e deu certo..

aconteceu novamente o mesmo caso. tive que reiniciar o computador e deu o erro novamente:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Bom dia Lucas! Tudo bem por aqui, e contigo?

Nossa, que estranho. É a primeira vez que vejo essa situação: dar certo reinstalando o banco de dados e no dia seguinte deixar de funcionar.

Você está executando como administrador? Chegou a conferir o lsnrctl status e a ativar o listener com lsnrctl start?

Execute também o cmd como administrador para verificar o Listener.

Vamos ver o que podemos fazer para resolver isso.

bom dia. sim. executando como adm. conferi o lsnrctl status etc.

precisei reiniciar o computador. e da o erro toda vez quando inicia novomente. entao se eu deixar o computador ligado 10 dias. funciona tranquilo.

mas precisei reiniciar hoje. fechei o sql developer etc.

ai quando liguei novamente deu esse erro.

preciso desligar algum serviço do oracle para reiniciar a máquina?

Oi Lucas,

não deveria ser necessário desativar nada, apenas fazer seus commits se necessário e fechar o SGBD normalmente.

Sugiro que você verifique se os seus drivers estão atualizados. Normalmente o Windows Update já atualiza automaticamente, mas pode ser que algum tenha ficado pelo caminho e esteja impedindo a conexão. Nesse link da Microsoft estão as instruções.

Sugiro também que desative temporariamente seu firewall e antivírus - às vezes eles interferem na conexão com o banco de dados.

Verifique manualmente também se o serviço está executando, quando reiniciar o computador. Outra opção é fazer através da interface de serviços do Windows, através da janela "Executar" acessada pelo atalho "Windows + R". Digite services.msc e tecle Enter.

É necessário buscar os serviços do Oracle na lista por ordem alfabética. Reinicie os serviços quando encontrá-los.

Fico na torcida! Abraço.

bom dia, Larissa. descobri o que era....

eu uso também na minha máquina o PL/SQL e uso as variaveis de ambiente Oracle_home e TNS_ADMIN. e na hora de reiniar o serviço dava conflito.

so eu excluir a variavel de ambiente que deu CErto.

desde já, Obrigado.

Boa, Lucas, obrigada por compartilhar!

Já vou anotar aqui para ficar atenta à esses casos 📝

Abraços.