Oii Lucas, como vai?
Esse erro geralmente ocorre quando há problemas na conexão com o banco de dados. Algumas possíveis causas são problemas de rede, configurações incorretas ou até mesmo o banco de dados não estar em execução.
Vou deixar aqui algumas possíveis soluções:
Conferindo o nome do localhost
Vá até o arquivo listener
, dentro da pasta que está a instalação Oracle no seu computador. O caminho é algo mais ou menos assim:
C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample
Abra o arquivo com bloco de notas e verifique o nome do HOST do listener:
LISTENER =
# (ADDRESS_LIST=
# (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=localhost)(PORT=1521))
# (ADDRESS=(PROTOCOL=ipc)(KEY=PNPKEY)))
No meu caso, é localhost
, mesmo, mas em algumas situações estará o IP. Se o seu estiver diferente, copie e cole no campo host
na janela de nova conexão do Oracle.
Verificando se o LISTENER está em execução no servidor
- Abra o prompt de comando como administrador.
- Navegue até a pasta
bin
dentro da pasta dbhomeXE
. Esse é nome da pasta da versão Express Edition. Caso você esteja com outra versão, ou em um sistema operacional diferente, pode ser que as pastas estejam organizadas de outra forma. O meu caminho, por exemplo, é C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\bin
- Digite o comando
lsnrctl status
e pressione Enter. Isso irá exibir o status do serviço TNSListener. - Se o serviço estiver parado, digite o comando
lsnrctl start
e pressione Enter para iniciar o serviço.
Caso ainda não dê certo, verifique se as credenciais de autenticação fornecidas (nome de usuário e senha) estão corretas.
Espero que alguma das opções seja a solução e que você possa seguir tranquilamente seus estudos.
Abraços.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!