1
resposta

Erro ao tentar compilar o projeto com o comando "mvn clean package"

Olá,

Estou tentando compilar o projeto mas estou tendo o seguinte erro:

[ERROR] Failed to execute goal org.apache.maven.plugins:maven-compiler-plugin:3.8.1:compile (default-compile) on project forum: Compilation failure
[ERROR] No compiler is provided in this environment. Perhaps you are running on a JRE rather than a JDK?

Já instalei o Java 8 e já setei a variavel de ambiente.

Seguem algumas evidências para análise:

mvn -version:

Apache Maven 3.6.3
Maven home: /usr/share/maven
Java version: 1.8.0_362, vendor: Private Build, runtime: /usr/lib/jvm/java-8-openjdk-amd64/jre
Default locale: en_US, platform encoding: UTF-8
OS name: "linux", version: "5.4.0-137-generic", arch: "amd64", family: "unix"

echo $PATH:

/root/.vscode-server/bin/5e805b79fcb6ba4c2d23712967df89a089da575b/bin/remote-cli:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games:/snap/bin

echo $JAVA_HOME:

/usr/lib/jvm/java-8-openjdk-amd64

Já tentei várias coisas mais nada funciona. Poderiam me ajudar?

Obrigado!

1 resposta

Olá Luiz.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Pelo erro que você está recebendo ao tentar compilar o projeto com o comando "mvn clean package", parece que você está executando o Maven com uma JRE (Java Runtime Environment) em vez de um JDK (Java Development Kit).

Você mencionou que já instalou o Java 8 e configurou a variável de ambiente, mas é importante verificar se você instalou o JDK em vez do JRE. O JDK inclui o compilador necessário para compilar o código-fonte, enquanto o JRE é apenas para executar aplicativos Java.

Uma maneira de verificar se você tem o JDK instalado corretamente é executar o comando javac -version no seu terminal. Se você receber uma mensagem de erro ou não encontrar o comando, isso significa que você não tem o JDK instalado.

Se você já tem o JDK instalado, verifique se a variável de ambiente JAVA_HOME está configurada corretamente. Você pode fazer isso executando o comando echo $JAVA_HOME no seu terminal. Certifique-se de que o caminho retornado seja o diretório correto onde o JDK está instalado.

Se você ainda estiver enfrentando problemas após verificar essas etapas, pode ser útil verificar se o Maven está configurado corretamente. Verifique se o diretório bin do Maven está adicionado ao seu PATH. Você pode fazer isso executando o comando echo $PATH no seu terminal e verificando se o caminho para o diretório bin do Maven está incluído.

Espero que essas informações possam ajudá-lo a resolver o problema ao compilar o projeto. Se você tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar. Boa sorte!

Espero ter ajudado e bons estudos!