1
resposta

Erro ao subir servidor :failed to solve: rpc error: code = Unknown desc = failed to solve with frontend dockerfile.v0: failed to read dockerfile: open /var/lib/docker/tmp/buildkit-mount149483794/Dockerfile: no such file or directory

depois de clonar os repositorios, tive esse problema durante a build do projeto

"Error response from daemon: driver failed programming external connectivity on endpoint alura-ms-main-rabbitmq-1 (7066629853cceb0783f4c4c512022f09062bf0650e99b59a890aad0846df3a1c): Bind for 0.0.0.0:5672 failed: port is already allocated"

acho que tem alguma coisa rodando na porta que o negocio tentou subir, alguem pode me ajudar, ver oque esta na porta, oque ta tentando subir e como alterar a porta?

ps: eu resolvi o problema do titulo e tive esse outro, mas nao consegui trocar no nome do topico(erro 500)

1 resposta

Olá Guilherme, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

O erro apresentado, "port is already allocated", indica que a porta 5672 já está sendo usada por outro processo ou contêiner em sua máquina.

Para modificar a porta utilizada por um serviço, basta editar o arquivo docker-compose.yml que contém o mapeamento das portas utilizadas no projeto. Abra este arquivo com um editor de texto ou código e localize o serviço que está fazendo o uso da porta 5672. Semelhante a estrutura abaixo:

rabbitmq:
  image: rabbitmq
  ports:
    - 5672:5672

Modifique o número das portas para uma porta que não está sendo utilizada, como por exemplo 5673, salve o arquivo e realize uma nova tentativa de subida do container, executando o comando docker-compose up --build na pasta principal da aplicação.

Aguarde a inicialização. Após este momento você pode dar continuidade seguindo os passos apresentados na aula Subindo o projeto a partir do minuto 1:54

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software