Estou com problemas para rodar essa api e estou precisando de uma ajuda mais detalhada para continuar o curso.
Estou com problemas para rodar essa api e estou precisando de uma ajuda mais detalhada para continuar o curso.
Olá Vitor! Tudo bem?
Pelo que vi na imagem, parece que você está enfrentando um problema relacionado ao node-gyp
durante a instalação de pacotes com o npm
. Isso pode ocorrer por várias razões, mas geralmente está relacionado a problemas com a configuração do Python ou com certificados SSL. Deixo algumas sugestões para resolver o problema:
Verifique a versão do Node.js: Certifique-se de que você está usando uma versão compatível com os pacotes que está tentando instalar. Você pode verificar e alterar a versão do Node.js usando o nvm
(Node Version Manager). Também é possível verificar com o comando node --version
Instale o Python: O node-gyp
requer o Python 2.7 ou 3.x. Certifique-se de que o Python está instalado e configurado corretamente. Você pode verificar a instalação do Python com o comando python --version
ou python3 --version
.
Configurar o Python para o npm: Se o Python estiver instalado, você pode configurá-lo para o npm com o seguinte comando:
npm config set python /path/to/python
Substitua /path/to/python
pelo caminho correto do seu executável Python.
Certificados SSL: O erro "unable to get local issuer certificate" indica um problema com certificados SSL. Você pode tentar desativar a verificação de certificados (não recomendado para ambientes de produção) com o comando:
npm config set strict-ssl false
Reinstalar o node-gyp
: Tente reinstalar o node-gyp
globalmente:
npm install -g node-gyp
Atualizar pacotes: Verifique se há pacotes desatualizados que possam estar causando conflitos:
npm outdated
Após tentar essas soluções, execute novamente o comando npm i
para ver se o problema foi resolvido.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do fórum em sua jornada :)
Um abraço e bons estudos!