Estou com problemas para rodar essa api e estou precisando de uma ajuda mais detalhada para continuar o curso.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou com problemas para rodar essa api e estou precisando de uma ajuda mais detalhada para continuar o curso.
Olá Vitor! Tudo bem?
Pelo que vi na imagem, parece que você está enfrentando um problema relacionado ao node-gyp durante a instalação de pacotes com o npm. Isso pode ocorrer por várias razões, mas geralmente está relacionado a problemas com a configuração do Python ou com certificados SSL. Deixo algumas sugestões para resolver o problema:
Verifique a versão do Node.js: Certifique-se de que você está usando uma versão compatível com os pacotes que está tentando instalar. Você pode verificar e alterar a versão do Node.js usando o nvm (Node Version Manager). Também é possível verificar com o comando node --version
Instale o Python: O node-gyp requer o Python 2.7 ou 3.x. Certifique-se de que o Python está instalado e configurado corretamente. Você pode verificar a instalação do Python com o comando python --version ou python3 --version.
Configurar o Python para o npm: Se o Python estiver instalado, você pode configurá-lo para o npm com o seguinte comando:
npm config set python /path/to/python
Substitua /path/to/python pelo caminho correto do seu executável Python.
Certificados SSL: O erro "unable to get local issuer certificate" indica um problema com certificados SSL. Você pode tentar desativar a verificação de certificados (não recomendado para ambientes de produção) com o comando:
npm config set strict-ssl false
Reinstalar o node-gyp: Tente reinstalar o node-gyp globalmente:
npm install -g node-gyp
Atualizar pacotes: Verifique se há pacotes desatualizados que possam estar causando conflitos:
npm outdated
Após tentar essas soluções, execute novamente o comando npm i para ver se o problema foi resolvido.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do fórum em sua jornada :)
Um abraço e bons estudos!