Oii, Boby! Tudo bem?
Esse erro geralmente ocorre quando o serviço não consegue responder a uma solicitação de início ou controle em tempo hábil. Por padrão, o Windows tenta iniciar qualquer programa dentro de 30 segundos e caso isso não ocorra, recebemos essa mensagem.
Temos algumas possíveis soluções, acompanhe abaixo:
- Revise o log do MongoDB: entre na pasta onde o MongoDB está instalado, normalmente o caminho da pasta é C:\Program Files\MongoDB\Server\4.0\log. O arquivo de log pode conter informações úteis que podem ajudar a identificar o problema.
- Verifique se todas as dependências do MongoDB estão sendo iniciadas corretamente.
- Verifique as permissões da pasta de dados do MongoDB: O MongoDB precisa ter permissões de leitura e gravação na pasta de dados. Verifique se a conta que está executando o serviço do MongoDB tem essas permissões.
- Reinicie o computador e/ou serviço: às vezes é preciso reiniciar a máquina para que as alterações feitas sejam atualizadas.
- Reinstale o MongoDB: desinstale-o primeiro, exclua todas as pastas relacionadas ao MongoDB (faça o backup dos seus dados primeiro) e instale-o novamente.
Espero que as sugestões acima te ajude. Qualquer dúvida, compartilhe no fórum para podermos te auxiliar.
Bons estudos, Boby!