Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro ao realizar commit

Estou tentado seguir o curso e fazer o commit por uma VM Ubuntu 24.04 LTS. Consegui fazer o download do projeto sem problemas, autenticação com GitHub não apresentou nenhum erro e fui capaz de me vincular ao repositório remoto. Porém quanto tento usar o comando 'git push' o sistema exibe a seguinte mensagem: mensagem de erro do git

Não entendo qual pode ser o problema, pois não foi esse o comando que digitei. Acredito que esteja pegando de alguns scripts internos do Git, mas não sei como poderia corrigir o problema.

2 respostas
solução!

Olá, Raphael!

A mensagem de erro que você está vendo ao tentar usar o git push pode ter várias causas. Vamos analisar algumas possibilidades comuns e como corrigi-las.

1. Verifique a Conexão com o Repositório Remoto: Primeiro, certifique-se de que o repositório remoto está corretamente configurado. Você pode fazer isso com o comando:

git remote -v

Isso deve mostrar a URL do seu repositório remoto. Se não estiver correto, você pode redefinir com:

git remote set-url origin <URL-do-repositório>

2. Autenticação: Se você estiver usando HTTPS para se conectar ao GitHub, pode ser necessário fornecer suas credenciais novamente. Alternativamente, você pode configurar uma chave SSH para evitar problemas de autenticação. Para configurar uma chave SSH, siga este guia do GitHub.

3. Verifique o Estado dos Arquivos: Certifique-se de que todos os arquivos foram adicionados e comitados corretamente antes de tentar o git push. Execute:

git status

Se houver arquivos não comitados, adicione-os e faça um commit:

git add .
    git commit -m "Sua mensagem de commit"

4. Branch Correta: Certifique-se de que você está na branch correta ao tentar fazer o push. Você pode verificar isso com:

git branch

Se precisar mudar para a branch correta, use:

git checkout <nome-da-branch>

5. Forçar o Push: Em alguns casos, pode ser necessário forçar o push (embora isso deva ser feito com cuidado):

git push origin main --force

Se nenhuma dessas soluções resolver o problema, pode ser útil verificar a mensagem de erro completa que você mencionou. A mensagem pode fornecer pistas adicionais sobre o que está acontecendo.

Bons estudos!

Muito obrigado! Na verdade foi uma combinação de duas das sugestões inseridas: A url inserida no começo da configuração do git estava incorreta (pois digitei manualmente) então foi preciso utilizar a sugestão nº1 para corrigir. Logo em seguida a conexão funcionou, mas a autenticação falhou devido à nova política de seguranda do git, então foi necessário configurar o token de acesso ao repositório. Após essas duas mudanças, consegui realizar o push com sucesso.

Muito grato pelo apoio!