3
respostas

Erro ao mover arquivo Vagrantfile

Srs, tive um problema na minha maquina e precisei formatar. Consegui fazer o bkp dos arquivos que tinha criado, mas apos tentar executar o comando "vagrant validate" no arquivo vagrantfile aparece o seguinte erro.

vagrant validate Traceback (most recent call last): 9: from /opt/vagrant/embedded/gems/2.2.14/gems/vagrant-2.2.14/bin/vagrant:168:in <main>' 8: from /opt/vagrant/embedded/gems/2.2.14/gems/vagrant-2.2.14/bin/vagrant:168:innew' 7: from /opt/vagrant/embedded/gems/2.2.14/gems/vagrant-2.2.14/lib/vagrant/environment.rb:178:in initialize' 6: from /opt/vagrant/embedded/gems/2.2.14/gems/vagrant-2.2.14/lib/vagrant/environment.rb:983:inprocess_configured_plugins' 5: from /opt/vagrant/embedded/gems/2.2.14/gems/vagrant-2.2.14/lib/vagrant/environment.rb:956:in find_configured_plugins' 4: from /opt/vagrant/embedded/gems/2.2.14/gems/vagrant-2.2.14/lib/vagrant/environment.rb:956:ineach' 3: from /opt/vagrant/embedded/gems/2.2.14/gems/vagrant-2.2.14/lib/vagrant/environment.rb:958:in block in find_configured_plugins' 2: from /opt/vagrant/embedded/gems/2.2.14/gems/vagrant-2.2.14/lib/vagrant/vagrantfile.rb:187:inmachine_config' 1: from /opt/vagrant/embedded/lib/ruby/2.6.0/json/common.rb:156:in parse' /opt/vagrant/embedded/lib/ruby/2.6.0/json/common.rb:156:inparse': 767: unexpected token at '{"name":"ubuntu/bionic64","version":"20201123.0.0","provider":"virtualbox","directory":"boxes/ubuntu-VAGRANTSLASH-bionic64/20201123.0.0/virtualbox"}' (JSON::ParserError)

Alguém já pegou um problema como esse?

3 respostas

Olá, Samir. Tudo bem?

Quais foram os arquivos que você salvou relativos ao Vagrant? Dentro do diretório que contém o Vagrantfile existe um diretório .vagrant? Na home do seu usuário existe um diretório .vagrant.d?

Fico aguardando.

Fala Vitor, cara não tem nenhum desses arquivos.

Eu copiei toda a pasta bionic, que criei enquanto assistia o curso, e depois que formatei meu computador e também apos copiar para uma outra maquina, o mesmo erro aparece.

Eu vou testar se criando uma nova pasta e criando um novo vagrantfile, se funciona!

E aí, Samir.

Você se certificou de procurar pelos arquivos usando ls -a? Esses arquivos com o ponto (.) na frente ficam "escondidos".

Os arquivos que ficam no diretório .vagrant, dentro do projeto que contém o Vagrantfile, armazenam algumas configurações referentes ao projeto específicamente. Já o .vagrant.d, que fica na /home do seu usuário, são mais globais. Inclusive, as imagens das distribuições baixadas pelo Vagrant ficam lá.

Então, se você fez o backup somente do projeto, mas esses diretórios não estão presentes, pode ter algum problema.

Nesse caso, você pode apagar esse .vagrant que fica no mesmo direito do Vagrantfile ou iniciar um novo diretório para esse Vagrantfile, para que a máquina virtual seja configurada do início.

Espero ter ajudado. Se tiver dúvida, é só dizer.