1
resposta

Erro ao ler CSV de uma pasta na rede (Dúvida Pessoal)

Olá! estou com uma questão referente a um arquivo em rede e gostaria de saber se conseguem me ajudar. Tenho um arquivo em um diretório na rede e o SQL está instalado em outro servidor. e quando passo para o SSIS fazer a leitura do arquivo para importar do csv ele apresenta o erro abaixo. Imagino que eu precise de alguma maneira "Mapear" esse caminho para que o SQL consiga visualizar. O estranho é que quando faço a leitura do arquivo usando diretamente o SQL ele até consegue, Mas quando uso o SSIS ele não visualiza. Descofio que como ele entende o SSIS como uma conexão externa ele não importa talvez os mapeamentos de diretório que o SQL teria sozinho.

Segue o erro abaixo:

[Tarefa Inserção em Massa] Erro: An error occurred with the following error message: "Cannot bulk load because the file "G:** ***\sap_append_2023.csv" could not be opened. Operating system error code 3(The system cannot find the path specified.).".

e também comenta que não consegue localizar o arquivo ou pasta.

Sabem como resolver? Obrigado desde já pela atenção.

1 resposta

Oi, Bruno, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

O erro que você mencionou, ocorre porque o SSIS não consegue encontrar o caminho do arquivo. Uma possível solução para esse problema é mapear o caminho da pasta na rede para que o SQL Server consiga visualizar o arquivo. Você pode fazer isso da seguinte forma:

  • No servidor onde o SQL Server está instalado, abra o navegador e na barra de endereços, digite o caminho completo da pasta na rede;
  • Acesse a pasta e em seguida, abra o SSIS, vá para a tarefa de leitura do arquivo CSV;
  • No caminho do arquivo, substitua a letra da unidade (por exemplo, G:) pelo caminho mapeado (por exemplo, \servidor\nome_da_pasta);

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software