5
respostas

ERRO AO INSTALAR REACT NATIVE NAVIGATION

Boa tarde!

Estou na parte do curso que ensina a navegação entre paginas. Baixei o arquivo como solicitado pela instrutora. Ele abre no primeiro momento, mas depois que faço a instalação do "React native navegation" se eu fizer um reload no projeto ele dá o seguinte erro.

Já estou a dias tentando resolver e não sai do lugar. Ficaria grato se pudessem me dar essa força.

BUILD FAILED in 22s

error Failed to install the app. Make sure you have the Android development environment set up: https://reactnative.dev/docs/environment-setup. Error: Command failed: gradlew.bat app:installDebug -PreactNativeDevServerPort=8081 Picked up JAVA_TOOL_OPTIONS: -Xmx2048m ERROR:C:\Users\prati.gradle\caches\transforms-3\0e1bb883579cfb3534910377798b0914\transformed\material-1.9.0\res\values\values.xml: Resource and asset merger: Can't determine type for tag '?attr/shapeAppearanceCornerSmall' ERROR:C:\Users\prati.gradle\caches\transforms-3\0e1bb883579cfb3534910377798b0914\transformed\material-1.9.0\res\values\values.xml: Resource and asset merger: Can't determine type for tag '?attr/shapeAppearanceCornerSmall'

FAILURE: Build failed with an exception.

  • What went wrong: Execution failed for task ':app:mergeDebugResources'.

    C:\Users\prati.gradle\caches\transforms-3\0e1bb883579cfb3534910377798b0914\transformed\material-1.9.0\res\values\values.xml: Error: Can't determine type for tag '?attr/shapeAppearanceCornerSmall'

5 respostas

Olá, David!

Entendo que você está enfrentando um problema ao instalar o React Native Navigation em seu projeto e está recebendo um erro ao tentar fazer o reload. Esse erro parece estar relacionado a um problema com a configuração do ambiente de desenvolvimento Android.

Uma possível solução para esse problema é verificar se você possui o ambiente de desenvolvimento Android configurado corretamente. Recomendo seguir as instruções do link fornecido no erro (https://reactnative.dev/docs/environment-setup) e verificar se todos os requisitos estão atendidos.

Além disso, sugiro também verificar se todas as dependências do projeto estão instaladas corretamente. Certifique-se de que você possui todas as versões corretas das dependências necessárias para o React Native Navigation.

Caso você já tenha verificado esses pontos e o problema persista, pode ser útil pesquisar na documentação oficial do React Native Navigation ou em fóruns de desenvolvimento para ver se outras pessoas já enfrentaram esse problema e encontraram soluções.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a resolver o problema. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!

Eu não tenho a mínima ideia do que estou deixando passar. Eu já tentei de tudo pesquisei na internet, vi vídeos li artigos. Li e reli a documentação. Instalei e desinstalei. Estou a mais de uma semana tentando encontrar uma solução. Eu durmo e acordo pensando numa forma de resolver, mas já não sei mais o que estou errando. Já to num nível de estresse que meu olho está com espasmo.

Isso é o melhor que a escola pode fazer pra me ajudar? Isso não é ajudar, é dar tapinha nas costas.

Estou a mais de um ano estudando na Alura é a primeira vez que peço algum tipo de ajuda. Quando preciso o que recebo é um tapinha nas costa kkk. Obrigado!

kkkkk entendo sua frustração amigo passei pela mesmo coisa, porém é meio complicado reproduzir os erros tendo em vista o emaranhado de tecnologias/componentes que é este ambiente de desenvolvimento mobile, principalmente por conta das mudanças que ocorrem a todo momento. Vou deixar aqui o meu repositório no gitHub que estou acompanhando o curso e que consegui corrigir o erro. -> https://github.com/cesaraugusto0/rnnavegacao

Na minha situação ocorreu a mesma coisa, estava com a aplicação funcionando perfeitamente, dai quanto eu instalava o reactnavigation(e as dependências), a aplicação não "buildava" mais de jeito nenhum. Dai depois de muita pesquisa e milhões de tentativas cheguei na solução que esta no meu repositório.

  • A primeira correção foi realizar uma atualização simples do react-native(0.6.3 para 0.6.5), que foi necessária por conta de modificações no projeto do RN realizada pelos mantenedores que refletiram em versões mais antigas (https://github.com/facebook/react-native/issues/35210).
  • Depois fui por partes, primeiro instalei o @react-navigation/native, fiz o build e deu tudo certo, depois instalei o react-native-screens ai que começou a da merda:

(...)transformed\material-1.9.0\res\values\values.xml: Error: Can't determine type for tag '?attr/shapeAppearanceCornerSmall'

  • Tive que alterar os arquivos android/app/build.gradle, android/app/src/main/AndroidManifest.xml e o android/build.gradle (tudo pesquisando no stackoverflow e github issues).
  • Depois de superar os erros causados pela instalação do react-native-screens, fui tentar instalar o react-native-safe-area-context, e adivinha... depois que instalava dava erro no build também kkkk. Mais esse foi mais tranquilo, só especifiquei a versão do kotlin no android/build.gradle e adicionei uma linha para ajuste de memória no android/gradle.properties.

Caso isso tudo não funcionasse minha próxima tentativa seria começar o curso utilizando o RN mais atualizado possível, e ver se tava certo. Espero ter ajudado.

Bom dia Cesar!

Cesar muito obrigado pela atenção e por todas essas orientações. Já me deu uma outra visão, e tenho certeza que vai ajudar outros com a mesma situação.

Já era pra eu ter dado um retorno aqui mais acabei esquecendo. Eu consegui resolver criando um novo projeto e peguei e pasta "src" e inseri nele. Também fiz alteração no arquivo "App.js". Ainda assim apanhei um pouco por que estava apontando alguns bugs com por exemplo: <Gradiente width={largura} height={130 / 360 * largura} style={estilos.gradiente}/> A maneira de importar mudou "import Gradiente from 'react-native-svg';". Além disso estava apontando um erro num import de um botão, por hora eu comentei. Caso apareça maus alguma incompatibilidade. Vou dar um passo para trás e seguir suas outra recomendações.

Agradeço muito!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software