1
resposta

Erro ao instalar ORACLE DATABASE XE

Não estou conseguindo instalar o ORACLE DATABASE XE 21 C. Aparece a seguinte mensagem de erro: [INS-35955] The Database software home is already registered in the central inventory. This tool can only be used in a non-registered Database home.

Alguém saberia me ajudar? Obrigada

1 resposta

Olá, Mirele, tudo bem?

Você está recebendo o erro [INS-35955] porque o Oracle detecta que já existe um registro da instalação no Inventário Central. Para resolver, siga estes passos para remover completamente a instalação anterior antes de tentar instalar novamente.

Para evitar esses problemas, siga o passo a passo abaixo e garanta a remoção total do Oracle antes de reinstalar:

Remoção Completa do Oracle

1. Desinstale o Oracle Database pelo Painel de Controle (Programas e Recursos).

2. Acesse o Editor do Registro do Windows (digite regedit no menu Iniciar).

3. Exclua a chave de registro:

• Localize: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Oracle
    • Clique com o botão direito na pasta Oracle e selecione Excluir.Exclusão da pasta Oracle no Editor de Registros
  4. Para sistemas Windows 64 bits, exclua também:

• HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\OracleExclusão da pasta Oracle no Wow6432Node
  5. Remova serviços relacionados ao Oracle:

• Navegue até: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services
    • Exclua apenas as pastas de serviços com referência ao Oracle (ex.: OracleServiceXE, OracleOraDB...).Exclusão de serviços do Oracle
  6. Reinicie o computador para aplicar as alterações.

7. Exclua as pastas residuais:

• C:\Oracle (ou o diretório configurado como ORACLE_BASE)
    • C:\Program Files\Oracle
    • Pasta do Oracle no Menu Iniciar
  8. Limpe arquivos temporários:

• Esvazie a pasta C:\Temp.
    • Limpe a Lixeira.

Atenção :Tenha extremo cuidado ao editar o registro do Windows. Excluir chaves incorretas pode causar instabilidade no sistema.Após concluir, instale o Oracle XE Database executando o instalador como Administrador.

Caso precise de ajuda adicional, estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado