Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Erro ao inicilizar o Pentaho-server-ce

Boa noite Pessoal, Preciso de ajuda para solucionar esse erro ao rodar o Pentaho-server-ce:

" http://localhost:8088/pentaho/

The following errors were detected [pt_49] One or more system listeners failed. These are set in the systemListeners.xml. org.pentaho.platform.api.engine.PentahoSystemException: PentahoSystem.ERROR_0014 - [pt_71] Error while trying to execute startup sequence for org.pentaho.platform.scheduler2.quartz.EmbeddedQuartzSystemListener

Please see the server console for more details on each error detected."

No arquivo de logs diz que que a conexão não está sendo feita por conta da porta 9001 que está sendo usado por algum outro processo, já troquei a porta para 9002 e ainda assim o problema persiste.

4 respostas

Oii Francisco, tudo bom?

Pedirei para verificar duas coisas em sua máquina:

• Verifica se não tem mais de um Java instalado e se o JDK está apontando para a variável ambiente JAVA_HOME.
  • Verifica sem tem algum software não-nativo do Windows, incompatível ou usando a mesma porta do Tomcat.

Sugiro que tente desligar os serviços não-nativos do Windows e tentar subir o server.

Me avise qualquer coisa e aí verificamos alguma outra solução, tá bom? :)

Oi Maria estou bem obrigado. Na minha máquina ainda não tenho o java instalado, apenas o JDK e que por sinal está apontando para a variavel PENTAHO_HOME conforme os passos de configuração no vídeo da aula. Verifiquei pelo cmd através do comando netstat -a -n -o -b| findstr e a porta 9001 está sendo usado por um outro processo, infelizmente o sistema não informa qual aplicativo está usando a porta em questão. Tentei matar o pid através do comando Taskkill /PID /F o sistema não permite que o mesmo processo seja morto. Neste caso preciso de trocar a porta 9001 do tomcat no servidor pentaho server e sinceramente não consigo achar o arquivo de configuração do tomcat no pentaho-server.

solução!

Francisco,

Chega até ser estranho o TomCat usar a porta 9001, sendo que a padrão é 8080.

O arquivo de configuração está dentro da pasta pentaho-server > tomcat > conf > server.xml

O TomCat roda em cima do Java, sugiro que instale o JRE e aponte uma variável PENTAHO_JAVA_HOME.

Imgur

O JDK é para o JAVA_HOME.

Imgur

Me avise qualquer coisa :)

O erro não era originado por causa da conexão da porta 8080 do tomcat, e sim devido a conexão com db hsqldb na porta 9001, isso por que tem um aplicativo do sistema do windows na minha máquina que usa a mesma porta e como o sistema não permite que matar o processo, então a conexão com o bd hsql não era realizada Então troquei a porta 9001 do hsql em C:\treinamento\pentaho-server\tomcat\webapps\pentaho\WEB-INF acrescentando o parametro hsqldb-port 9002 no arquivo web.xml

E no diretorio C:\treinamento\pentaho-server\tomcat\webapps\pentaho\META-INF tive que informar a porta 9002

<Resource name="jdbc/Quartz" auth="Container" type="javax.sql.DataSource"
    factory="org.apache.tomcat.jdbc.pool.DataSourceFactory" maxActive="20" minIdle="0" maxIdle="5" initialSize="0"
    maxWait="10000" username="pentaho_user" password="password"
    driverClassName="org.hsqldb.jdbcDriver" url="jdbc:hsqldb:hsql://localhost:9002/quartz"
    validationQuery="select count(*) from INFORMATION_SCHEMA.SYSTEM_SEQUENCES"/>

OBS: Em C:\treinamento\pentaho-server\data\start_hypersonic acrescentei -port 9002 como descrito na linha abaixo:

"$PENTAHOJAVA" -cp $THE_CLASSPATH org.hsqldb.Server -port 9002 -database.0 $DIR_REL/hsqldb/sampledata -dbname.0 sampledata -database.1 $DIR_REL/hsqldb/hibernate -dbname.1 hibernate -database.2 $DIR_REL/hsqldb/quartz -dbname.2 quartz

E com isso foi possível conectar com o servidor