23
respostas

Erro ao iniciar o projeto Agenda no Android Studio

Ao iniciar o AS aparece o seguinte erro:

Error:Failed to open zip file. Gradle's dependency cache may be corrupt (this sometimes occurs after a network connection timeout.) Re-download dependencies and sync project (requires network) Re-download dependencies and sync project (requires network)

Sem abrir o AS não posso prosseguir com o curso. Aguardo ajuda. Obrigado.

23 respostas

Luiz, tudo bem ?

Cara você precisa permitir que o android studio tenha acesso a internet, por algum motivo tem algum proxy ai ?

Se tiver é bom você liberar na ferramenta para que ela consiga baixar as dependencias, que por sua vez você precisa clicar no link que é gerado no console.

Oi Matheus, obrigado pela ajuda. Não tem proxy. Estudo aqui de casa e tenho acesso direto à internet (NET Virtua). Qual será o problema? Obrigado pela ajuda.

Oi Luiz, tudo bem ?

Desculpa a demora pela resposta.

Pode postar seu arquivo gradle para gente ver se tem algum erro ?

Oi Matheus, eu não sei exatamente o que é um arquivo gradle, mas estou enviando o que achei com "gradle" no nome:

// Top-level build file where you can add configuration options common to all sub-projects/modules.

buildscript {
    repositories {
        jcenter()
    }
    dependencies {
        classpath 'com.android.tools.build:gradle:2.3.3'

// NOTE: Do not place your application dependencies here; they belong
        // in the individual module build.gradle files
    }
}

allprojects {
    repositories {
        jcenter()
    }
}

task clean(type: Delete) {
    delete rootProject.buildDir
}
#Fri Jun 30 09:18:40 BRT 2017
distributionBase=GRADLE_USER_HOME
distributionPath=wrapper/dists
zipStoreBase=GRADLE_USER_HOME
zipStorePath=wrapper/dists
distributionUrl=https\://services.gradle.org/distributions/gradle-3.3-all.zip

# Project-wide Gradle settings.

# IDE (e.g. Android Studio) users:
# Gradle settings configured through the IDE *will override*
# any settings specified in this file.

# For more details on how to configure your build environment visit
# http://www.gradle.org/docs/current/userguide/build_environment.html

# Specifies the JVM arguments used for the daemon process.
# The setting is particularly useful for tweaking memory settings.
org.gradle.jvmargs=-Xmx1536m

# When configured, Gradle will run in incubating parallel mode.
# This option should only be used with decoupled projects. More details, visit
# http://www.gradle.org/docs/current/userguide/multi_project_builds.html#sec:decoupled_projects
# org.gradle.parallel=true

Aguardo sua resposta pois não consigo avançar no curso. Um abraço,

Luiz, tudo bem ?

Cara, tem um gradle logo em baixo desse, como esta imagem :

O que você abriu foi o Project, preciso do conteudo do module

Matheus, no meu AS não foi criada "build.gradle (Module: app)" Se tiver um meio de te mandar um print da minha tela, acho que seria interessante.

Obrigado.

https://pasteboard.co/

Manda por esse site

Matheus, segue o link do envio: https://pasteboard.co/GzJSZTg.jpg Obrigado.

Cara,

Que estranho, mas você viu que tem um outro gradle ?

Acredito que seja desse que estou falando

Oi Matheus. Não vi outro gradle que não tenha na imagem que você postou. Pode ser que a diferença entre os AS seja versão. A versão do meu é 2.3.3. E agora, o que eu faço? Continuo empacado no curso.

Luiz,

Acabei de criar um projeto nessa versão e o gradle foi criado :(

Você viu que na pasta da app tem outro gradle ?

Sim, um "build.gradle". Passo o código dele abaixo.

apply plugin: 'com.android.application'
android {
    compileSdkVersion 25
    buildToolsVersion "25.0.3"
    defaultConfig {
        applicationId "br.com.alura.agenda"
        minSdkVersion 15
        targetSdkVersion 25
        versionCode 1
        versionName "1.0"
        testInstrumentationRunner "android.support.test.runner.AndroidJUnitRunner"
    }
    buildTypes {
        release {
            minifyEnabled false
            proguardFiles getDefaultProguardFile('proguard-android.txt'), 'proguard-rules.pro'
        }
    }
}

dependencies {
    compile fileTree(dir: 'libs', include: ['*.jar'])
    androidTestCompile('com.android.support.test.espresso:espresso-core:2.2.2', {
        exclude group: 'com.android.support', module: 'support-annotations'
    })
    compile 'com.android.support:appcompat-v7:25.3.1'
    compile 'com.android.support.constraint:constraint-layout:1.0.2'
    compile 'com.android.support:design:25.3.1'
    testCompile 'junit:junit:4.12'
}

Luiz,

Comparei aqui com o que tinha nos meus projetos e seu arquivo está corretíssimo.

Cara se você clica no link azul que aparece no log, o que acontece ?

Como te disse, o problema era questão de dependencias, ele não conseguiu baixar por algum motivo.

Matheus, quando clico no link azul ele tenta carregar e mostra o mesmo erro novamente. Encontrei a seguinte mensagem no Event Log:

16:41 Gradle sync started

16:41 Gradle sync failed: Cause: error in opening zip file Consult IDE log for more details (Help | Show Log)

Aguardo sua avaliação. Obrigado.

Luiz, me manda seu projeto ?

Cara, não faz sentido estar dando problemas.

Ainda não criei um projeto. Estou tentando abrir o AS para começar o projeto Agenda conforme explicado na aula 1.

Vou ter que parar o curso?

É isso?

Luiz,

Não precisa parar o curso.

Vou sugerir você desinstalar o Android Studio e tentar instalar novamente e em seguida você pode recriar o projeto.

Já tentei fazer isso. Deu o mesmo erro.

Ok Matheus, estou desistindo.

Vou pedir cancelamento da minha inscrição. Obrigado.

Oi Luiz,

Só para eu me localizar segue algumas dúvidas:

1. Você está tentando criar um projeto Android Studio a partir de um código fonte?

2. Você consegue criar um projeto sem ser com um código fonte? Um projeto do zero? Se sim, não seria a melhor alternativa para acompanhar o curso?

De qualquer maneira. Segue alguns tutoriais que podem auxiliar você nesse primeiro contato com a ferramenta:

http://www.androidpro.com.br/android-studio-passos-essenciais-para-comecar/

http://www.androidpro.com.br/12-dicas-de-produtividade-no-android-studio/

Eu realizei os cursos de Android sem maiores problemas. E são cursos com um conteúdo fantástico. Aconselho você a da mais uma chance a ferramenta e tentar se familiarizar com ela antes de desistir de fazer o curso. Tente buscar esse conhecimento extra curso, caso seja necessário, entretanto para mim foi suficiente as orientações do curso para conseguir criar meu App.

Segue também bem GitHub, lá você encontra todos os meus projetos dos módulos do curso e inclusive um projeto que fiz na faculdade usando esses conhecimentos.

https://github.com/massaluiz

Espero ter ajudado. Obrigado.

Luiz, nesse ponto aqui:

16:41 Gradle sync failed: Cause: error in opening zip file Consult IDE log for more details (Help | Show Log)

Você consegue ir em Show Log e mandar pra nós o que ele diz? Parece algum problema de conectividade, algo bloqueado, mas realmente assim no escuro e de longe é um pouquinho difícil de achar, mas vamos te ajudar sim, fique tranquilo.

Olá Luiz,

Pelo que eu consegui pesquisar a respeito, parece que o problema não é com o Android Studio e sim com os arquivos baixados pelo Gradle (que é apenas o gerenciador de dependências).

A minha recomendação é que você entre na pasta do seu usuário e procure pela pasta .gradle

Esta pasta pode estar oculta então lembre-se de permitir a visualização de arquivos ocultos no seu sistema operacional antes de procurar por ela.

Quando encontrá-la, delete a pasta completa e tente executar novamente o Android Studio. A ideia é que nós estamos limpando tudo o que foi baixado pelo Gradle até então, inclusive quaisquer arquivos corruptos que ele possa ter baixado.

Quando você abrir novamente o Android Studio, o Gradle não vai encontrar o cache e vai tentar realizar novamente os downloads. Nesse caso, esperamos que tudo passa a funcionar.

Faça esse teste, por favor e conte pra gente se resolveu ou não seu problema.