Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro ao iniciar Apache

Olá,

A alguns dias eu não estou conseguindo executar o Apache em meu computador. No erro eu recebo a seguinte mensagem no log do xampp

[Apache]     Error: Apache shutdown unexpectedly.
[Apache]     This may be due to a blocked port, missing dependencies, 
[Apache]     improper privileges, a crash, or a shutdown by another method.
[Apache]     Press the Logs button to view error logs and check
[Apache]     the Windows Event Viewer for more clues
[Apache]     If you need more help, copy and post this
[Apache]     entire log window on the forums

Então abri o NetStat e vejo que a porta 80 está sendo usada pelo System e não sei como mudar a porta, tentei no roteador mas ele não tem esta opção. Tentei também alterar a porta utilizada pelo Apache, ja tentei as portas: 83, 4000, 8080. Porém nenhuma delas funcionou.

Alguém sabe como posso resolver este problema, seja alterando a porta do System ou a porta do Apache?

Obrigado

2 respostas
solução!

Para aqueles que utilizam o XAMPP, no Windows 10 houve um erro ao ligar o Apache onde a porta 80 utilizada por ele já estava sendo utilizada por outra instância de nome System.

Segue procedimento para liberar a porta 80:

1) Win + R para abrir o Executar 2) Digite "services.msc" 3) Na lista de serviços procure por "Serviço de Publicação da World Wide Web", em português ou "World Wide Web Publishing Service" em inglês. 4) Com um clique duplo altere a forma de inicialização para Manual e pare o serviço.

Seu XAMPP irá funcionar normalmente.

Nota: Não tenho notícia que está ferramenta está presente nos Windows 8 e 8.1, mas o procedimento seria o mesmo.

Funcionou perfeitamente, muito obrigado