7
respostas

Erro ao iniciar a conexão no mongodb compass

Boa tarde, após finalizar todas as instalações. fui tentar conectar ja na porta indicada (mongodb://localhost:27017) e assim que clico em connect: Failed to retrieve server info BSONError: invalid uft-8 string in BSON documentprocurei na internet, reinstalei tudo mas nada resolve isso. conseguem me ajudar?

7 respostas

Oii, Kauã, tudo bem?

Parece que o Mongo tem problemas ao interpretar algum documento BSON com codificação UTF-8 inválida.

Você pode fazer estas coisas para arrumar o bug:

  • Reinstalar o MongoDB Compass: sugiro fazer isso novamente, mas antes de instalar a nova versão, ter certeza de remover completamente a versão anterior, incluindo arquivos de configuração que possam ter sido deixados para trás.

  • Verificar Configurações Regionais: o problema pode estar relacionado com as configurações regionais do sistema operacional. É importante que seu sistema esteja configurado para usar UTF-8 como padrão para a codificação de caracteres.

  • Logs do MongoDB: verificar os logs do servidor do MongoDB para quaisquer mensagens de erro que possam fornecer mais informações sobre o problema. Isso pode ajudar a identificar se o problema está no servidor ou no Compass.

Se a dúvida persistir, estamos aqui.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

encontrei algumas mensagens de erro nos logs:

{"t":{"$date":"2024-02-20T15:00:02.820-03:00"},"s":"W", "c":"FTDC", "id":23718, "ctx":"initandlisten","msg":"Failed to initialize Performance Counters for FTDC","attr":{"error":{"code":179,"codeName":"WindowsPdhError","errmsg":"PdhAddEnglishCounterW failed with 'O objeto especificado não foi encontrado no computador.'"}}}

{"t":{"$date":"2024-02-20T15:11:34.483-03:00"},"s":"W", "c":"NETWORK", "id":4615610, "ctx":"conn14","msg":"Failed to check socket connectivity","attr":{"error":{"code":6,"codeName":"HostUnreachable","errmsg":"peekASIOStream :: caused by :: Connection reset by peer"}}}

{"t":{"$date":"2024-02-20T15:11:34.488-03:00"},"s":"I", "c":"EXECUTOR", "id":22989, "ctx":"conn14","msg":"Error sending response to client. Ending connection from remote","attr":{"error":{"code":6,"codeName":"HostUnreachable","errmsg":"futurize :: caused by :: Connection reset by peer"},"remote":"127.0.0.1:55823","connectionId":14}}

{"t":{"$date":"2024-02-20T15:11:34.598-03:00"},"s":"W", "c":"NETWORK", "id":4615610, "ctx":"conn8","msg":"Failed to check socket connectivity","attr":{"error":{"code":6,"codeName":"HostUnreachable","errmsg":"peekASIOStream :: caused by :: Connection closed by peer"}}}

{"t":{"$date":"2024-02-20T15:11:34.598-03:00"},"s":"I", "c":"-", "id":20883, "ctx":"conn8","msg":"Interrupted operation as its client disconnected","attr":{"opId":8569}}

consegue me ajudar a entender?

Kauã,

Parece que a maioria dos erros que estão no log são sobre conectividade. Parecem ser erros de rede.

Seu firewall está ligado? Você sabe se por acaso ele está interferindo?

E, outra coisa: você está com as permissões a nível administrador? Pergunto isso, pois, em alguns casos apenas abrir como admin já soluciona o bug.

Abraços!

Maria,

O Firewall está ligado mas acredito que não esteja interferindo pois o mongo nem aparece como algo que o defender deveria atuar. Abri como admin e não resolveu :(

Preciso do compass para este curso? consigo usar o shell tranquilo

Kauã,

Você pode sim usar o Shell!

O Compass é uma ferramenta oficial pelo MongoDB, por isso seu uso é recomendado, pois ele facilita as interaçoes dentro do sistema com os dados armazenados. Contudo, o Shell é uma opção válida, sim, para o uso. Não se preocupe, pode usar de boa :)

Abraços!

Eu tive o mesmo problema; mudei o nome do meu usuário no Windows e funcionou. O nome do meu usuário estava com meu nome, "Cauã" ; como é "só" no português que tem como você colocar o " ã " pode estar dando problema.

Preconceito com nosso nome!!! Obrigado pela dica vou testar aqui!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software