Boa tarde, após finalizar todas as instalações. fui tentar conectar ja na porta indicada (mongodb://localhost:27017) e assim que clico em connect:
procurei na internet, reinstalei tudo mas nada resolve isso. conseguem me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde, após finalizar todas as instalações. fui tentar conectar ja na porta indicada (mongodb://localhost:27017) e assim que clico em connect:
procurei na internet, reinstalei tudo mas nada resolve isso. conseguem me ajudar?
Oii, Kauã, tudo bem?
Parece que o Mongo tem problemas ao interpretar algum documento BSON com codificação UTF-8 inválida.
Você pode fazer estas coisas para arrumar o bug:
Reinstalar o MongoDB Compass: sugiro fazer isso novamente, mas antes de instalar a nova versão, ter certeza de remover completamente a versão anterior, incluindo arquivos de configuração que possam ter sido deixados para trás.
Verificar Configurações Regionais: o problema pode estar relacionado com as configurações regionais do sistema operacional. É importante que seu sistema esteja configurado para usar UTF-8 como padrão para a codificação de caracteres.
Logs do MongoDB: verificar os logs do servidor do MongoDB para quaisquer mensagens de erro que possam fornecer mais informações sobre o problema. Isso pode ajudar a identificar se o problema está no servidor ou no Compass.
Se a dúvida persistir, estamos aqui.
Abraços!
encontrei algumas mensagens de erro nos logs:
{"t":{"$date":"2024-02-20T15:00:02.820-03:00"},"s":"W", "c":"FTDC", "id":23718, "ctx":"initandlisten","msg":"Failed to initialize Performance Counters for FTDC","attr":{"error":{"code":179,"codeName":"WindowsPdhError","errmsg":"PdhAddEnglishCounterW failed with 'O objeto especificado não foi encontrado no computador.'"}}}
{"t":{"$date":"2024-02-20T15:11:34.483-03:00"},"s":"W", "c":"NETWORK", "id":4615610, "ctx":"conn14","msg":"Failed to check socket connectivity","attr":{"error":{"code":6,"codeName":"HostUnreachable","errmsg":"peekASIOStream :: caused by :: Connection reset by peer"}}}
{"t":{"$date":"2024-02-20T15:11:34.488-03:00"},"s":"I", "c":"EXECUTOR", "id":22989, "ctx":"conn14","msg":"Error sending response to client. Ending connection from remote","attr":{"error":{"code":6,"codeName":"HostUnreachable","errmsg":"futurize :: caused by :: Connection reset by peer"},"remote":"127.0.0.1:55823","connectionId":14}}
{"t":{"$date":"2024-02-20T15:11:34.598-03:00"},"s":"W", "c":"NETWORK", "id":4615610, "ctx":"conn8","msg":"Failed to check socket connectivity","attr":{"error":{"code":6,"codeName":"HostUnreachable","errmsg":"peekASIOStream :: caused by :: Connection closed by peer"}}}
{"t":{"$date":"2024-02-20T15:11:34.598-03:00"},"s":"I", "c":"-", "id":20883, "ctx":"conn8","msg":"Interrupted operation as its client disconnected","attr":{"opId":8569}}
consegue me ajudar a entender?
Kauã,
Parece que a maioria dos erros que estão no log são sobre conectividade. Parecem ser erros de rede.
Seu firewall está ligado? Você sabe se por acaso ele está interferindo?
E, outra coisa: você está com as permissões a nível administrador? Pergunto isso, pois, em alguns casos apenas abrir como admin já soluciona o bug.
Abraços!
Maria,
O Firewall está ligado mas acredito que não esteja interferindo pois o mongo nem aparece como algo que o defender deveria atuar. Abri como admin e não resolveu :(
Preciso do compass para este curso? consigo usar o shell tranquilo
Kauã,
Você pode sim usar o Shell!
O Compass é uma ferramenta oficial pelo MongoDB, por isso seu uso é recomendado, pois ele facilita as interaçoes dentro do sistema com os dados armazenados. Contudo, o Shell é uma opção válida, sim, para o uso. Não se preocupe, pode usar de boa :)
Abraços!
Eu tive o mesmo problema; mudei o nome do meu usuário no Windows e funcionou. O nome do meu usuário estava com meu nome, "Cauã" ; como é "só" no português que tem como você colocar o " ã " pode estar dando problema.
Preconceito com nosso nome!!! Obrigado pela dica vou testar aqui!