1
resposta

Erro ao importar CSV para Mysql: Unhandled exception: 'ascii' codec can't decode byte 0xc3 in position 49: ordinal not in range(128)

Olá, pessoal!

tenho frequentemente tentado importar arquivos csv para o mysql, porém o mesmo me apresenta o seguinte erro:

"Unhandled exception: 'ascii' codec can't decode byte 0xc3 in position 49: ordinal not in range(128)"

Já tentei alterar as opções de encode para todas as opções que o workbench me permite, mas sempre me apresenta o mesmo erro. Foram elas: cp1250(windows-1250), latin2 (8859-2), latin1 (8859-1), utf-8 - formato do arquivo exportado, utf-16

Acho estranho pois o arquivo está exportado em utf-8 e o character que me apresenta erro, de acordo com a tabela 'ascii', são letrar existentes em nossa alfabeto, como "â, á, ã".

Alguém conseguiria me aportar qual pode ser o problema?

1 resposta

Oi, Gabriel! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder.

O erro que você está enfrentando ao importar um arquivo CSV para o MySQL é causado pela incompatibilidade entre o conjunto de caracteres do arquivo e do que é reconhecido pelo programa. Ainda que o MySQL Workbench possua uma ferramenta específica para modificar encode, mesmo assim nem sempre ela funcionará.

Uma dica é alterar a codificação do próprio arquivo .csv, fazendo testes para ver qual formato é aceito pelo MySQL Workbench. Para isso, teremos que seguir alguns passos, observe:

  1. Selecionar o arquivo de formato .csv no explorador de arquivos do seu computador;
  2. Clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Abri com";
  3. Selecionar a opção "Bloco de notas";
  4. Localizar, no menu de opções do bloco de notas, o item "Arquivo";
  5. Clicar em "Salvar como";
  6. Alterar a codificação para um formato diferente (inicialmente, tente trocar para ANSI);
  7. Salvar as alterações.

Para um melhor entendimento, observe exemplo abaixo:

Alteração de encode de arquivo .csv pelo bloco de notas.

Depois disso, tente importar os arquivos .csv novamente! Caso o problema persista ou surjam novas dúvidas, fico à disposição.

Um forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software