Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Erro ao fazer ping como descrito no ultimo video de redes parte 3

Olá. Não estou conseguindo fazer o ping do gerente de finanças com o ip 150.1.1.1 Gostaria de saber onde está o erro. Segue o meu projeto para analise. Aguardo resposta. Obrigado.

https://drive.google.com/file/d/1hFR35PMtdgERZG-bn2y_J_DtKfON-33_/view?usp=sharing

Solucionado, obrigado.

3 respostas

Boa tarde, Andre!

Eu pedi permição para download do projeto no drive. Poderia aceitar-la, para eu tentar te ajudar? :)

Estamos junto nessa jornada! \o

Boa noite, Andre!

Então; primeiro gostaria de dizer que eu não sou autoridade no assunto, por conta disso, fique à vontade para argumentar.

Bom, vou dizer o que eu notei e mudei para conseguir realizar o ping com o Gerente de Finanças (que era o seu problema).

Percebi ao abrir o seu Router0, que ele estava apresentando mensagens de conflito nas redes de vendas e finanças

%DHCPD-4-PING_CONFLICT: DHCP address conflict:  server pinged 172.16.0.1
%DHCPD-4-PING_CONFLICT: DHCP address conflict:  server pinged 172.16.2.129.

Quando abri os computadores da empresa, observei o seguinte: os computadores de gerência estavam configurados com o IP etático, utilizando o IP da redes que eles estavam.

Como assim, qual o problema em si? Ao configurar as respectivas redes no roteador, a de Vendas e a de Finanças (172.16.2.129), não deixou o IP para a rede. Toda rede tem seu primeiro IP reservado para default-router.

Ex:

VENDAS -> 172.16.0.0 | DEFAULT-ROUTER: 172.16.0.1 | BROADCAST 172.16.0.255

Resolução:

Gerente Financeiro: 172.16.2.130 para 172.16.2.131

Gerente Venda: 172.16.0.3 para 172.16.0.2

Funcionários: IP dos respectivos gerentes + 1 | Gateway deles (não o IP da rede).

Após ter todos IPs configurados estaticamente, refiz a configuração do NAT. Pra isso reveja a última aula, essa que você pediu ajuda.

solução!

Boa noite Victor. Muito obrigado pela ajuda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software