7
respostas

Erro ao fazer conexão no SQLDeveloper

Status : Com FalhaFalha no teste: Listener refused the connection with the following error: ORA-12514, TNS:listener does not currently know of service requested in connect descriptor (CONNECTION_ID=6zBixjZYQV2hbRcloN5EHQ==)

Está dando esse erro na hora de fazer a conexão no sqldeveloper. Já tentei todos os passos possíveis.. alguém pode me ajudar?

7 respostas

Olá Murilo, tudo bem?

Você poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente?

Qual sistema operacional você está utilizando? Ocorreu algum erro durante a instalação? Você poderia verificar se na configuração da conexão contem o seguinte preenchimento:

1) Nome do Host: localhost

2) Porta: 1521 - é a porta default

3) SID: xe - nome default do banco de dados criado pelo Oracle XE.

Você poderia disponibilizar aqui os arquivos de configuração ? Os arquivos são o listener.ora e o tnsnames.ora, caminho dos arquivos na minha máquina é esse aqui: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin, se você estiver utilizando Windows , na sua máquina deve ser um caminho bem parecido.

Se você estiver utilizando Windows o verifica também se os serviços OracleServiceXe e o OracleXETNSListener estão no ar.

Aguardo o seu retorno!

Boa Noite. Meu sistema operacional é windows (10). Não ocorreu nenhum erro durante a instalação. Sim, na configuração possui todos os atributos conforme o vídeo disponibilizado na plataforma. Nos serviços, após eu tentar instalar configurar e desinstalar várias vezes por não conseguir fazer a conexão, não aparece nenhum serviço relacionado ao oracle. Antes ainda estava o OracleServiceXe e o OracleXETNSListener, mas agora os dois serviços nem aparece na listagem. Se quiser que eu mande os prints sobre o ocorrido.. Segue as configurações dos arquivos listener.ora e o tnsnames.ora.

Arquivo listener.ora

listener.ora Network Configuration File: C:\app\muril\product\18.0.0\dbhomeXE\NETWORK\ADMIN\listener.ora

Generated by Oracle configuration tools.

DEFAULT_SERVICE_LISTENER = XE

SID_LIST_LISTENER = (SID_LIST = (SID_DESC = (SID_NAME = CLRExtProc) (ORACLE_HOME = C:\app\muril\product\18.0.0\dbhomeXE) (PROGRAM = extproc) (ENVS = "EXTPROC_DLLS=ONLY:C:\app\muril\product\18.0.0\dbhomeXE\bin\oraclr18.dll") ) )

LISTENER = (DESCRIPTION_LIST = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = DESKTOP-GLA7B4I)(PORT = 1521)) (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) )

Arquivo tnsnames.ora

tnsnames.ora Network Configuration File: C:\app\muril\product\18.0.0\dbhomeXE\NETWORK\ADMIN\tnsnames.ora

Generated by Oracle configuration tools.

XE = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = DESKTOP-GLA7B4I)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = XE) ) )

LISTENER_XE = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = DESKTOP-GLA7B4I)(PORT = 1521))

ORACLR_CONNECTION_DATA = (DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) (CONNECT_DATA = (SID = CLRExtProc) (PRESENTATION = RO) ) )

Bem estranho os serviços não estarem disponíveis Murilo, pois para que a conexão seja realizada esses serviços devem estar em execução.

Então, indico que você realize outro teste para saber se realmente é possível realizar a conexão com o banco de dados, assim, será possível identificar se o problema é decorrente dos serviços não estarem disponíveis.

Então, acesse o SQL Plus, ao iniciar será solicitado um usuário e senha, informe os dados e verifique se a conexão é realizada com sucesso:

Acessando o SQL Plus para verificar se a conexão com o banco de dados é realizada sem problemas

Quando abro o SQL Plus ele não deixa eu colocar a senha no "Informe a senha". No caso, se eu quiser baixar novamente a ferramenta, quais arquivos eu posso excluir para estar baixando novamente?

Bom Murilo, quando é realizado a desinstalação do Oracle e na máquina ainda existam resquícios, ao tentar realizar novamente a instalação conflitos são gerados.

Então é necessário que você verifique e remova todos os resquícios antes de tentar instalar novamente, então você pode seguir esse passo a passo para remover o Oracle completamente da sua máquina:

1. Desinstale o Oracle Database;

2. Abra o Editor de Registro do Windows;

3. Exclua a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle do editor de registros

OBS.: Ao clicar com o botão direito em cima da pasta, aparecerá a opção de excluir.

4. Se você estiver usando um Windows 64-bits, exclua também a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Wow6432Node/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle

5. Exclua todas as referências para serviços Oracle dentro desta parte do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services;

excluindo todas as pastas de serviços que tem referencia ao Oracle

OBS.: Exclua apenas serviços que tem relação com o Oracle.

6. Reinicie o seu computador;

7. Exclua a pasta "C:\Oracle", ou a pasta configurada como ORACLE_BASE;

8. Exclua a pasta "C:\Program Files\Oracle";

**9.**Exclua a pasta do Oracle do menu iniciar;

10. Esvazie a pasta "C:\Temp";

11. Esvazie a Lixeira.

Tenha cuidado ao editar os registros do Windows, para não excluir os registros errados. Em seguida tente instalar novamente o Oracle XE Database.

Outro opção que você pode utilizar é uma ferramenta que ajuda a desinstalar programas, como o Revo Uninstaller, você pode utilizar a versão gratuita da ferramenta. Caso você conheça outra ferramenta, pode utilizá-la sem problema.

Fala pra gente se deu certo!

Fiz todo esse processo e na instalação do oracle está dando "The ORACLE XE Database software is alredy installed on this environment". Mesmo eu excluindo todos os registros ligados ao oracle.

E continua dando o mesmo erro de não reconhecer o banco. Tem mais alguma ação que eu possa estar fazendo?

Aparamente Murilo, ainda existem resquisios do Oracle na sua máquina, você poderia verificar se após essas verificações os serviços relacionados ao Oracle, foram removidos da sua máquina? E se em C:\Program Files, realmente a pasta do Oracle foi excluida?

Essas verificações são para tentarmos identificar o que pode estar causando esse conflito na nova tentativa de instalação.