Como resolver este erro???? Caused by: java.sql.SQLException: Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES)
Como resolver este erro???? Caused by: java.sql.SQLException: Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES)
Olá Silmara, tudo bem com você?
Esse erro acontece quando a senha utilizada para acessar o banco de dados está incorreta e não é feito o acesso.
Veja no seu persistence.xml
a senha que está definida:
<property name="javax.persistence.jdbc.user" value="root" />
<property name="javax.persistence.jdbc.password" value="" />
Caso não seja a mesma do seu banco basta trocar no value
, agora caso esteja correta ai eu te indicaria entrar no banco de dados e criar um novo usuário e definir uma senha, ou redefinir a senha do root :)
Abraços e Bons Estudos!
poderia me passar como redefinir gentileza, não conseguir achar um tutorial que resolvesse.
Olá Silmara,
Normalmente quando eu preciso redefinir a senha do banco de dados eu faço da seguinte maneira, você pode testar?
ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED WITH mysql_native_password BY 'novasenha';
FLUSH PRIVILEGES;
E para checar se está tudo funcionando corretamente, basta sair do banco de dados e entrar novamente com a nova senha :)
Caso você pretenda criar um novo usuário para não alterar a senha do root
basta seguir os mesmos passos:
CREATE USER 'usuario'@'localhost' IDENTIFIED BY 'senha';
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'usuario'@'localhost';
FLUSH PRIVILEGES;
E as vezes ainda é possível ter o mesmo erro da senha, ai basta fazer o primeiro passo trocando o root
pelo nome do novo usuário :)
Abraços e Bons Estudos!
agora dá este erro:
Exception in thread "main" javax.persistence.PersistenceException: No Persistence provider for EntityManager named alura
Olá Silmara, bom dia :)
Provavelmente em seu persistence.xml
temos:
<persistence-unit name="contas">
E na hora de você criar seu EntityManagerFactory
você fez:
EntityManagerFactory emf = Persistence.createEntityManagerFactory("alura");
Basta mudar o nome para: createEntityManagerFactory("contas");
que irá funcionar corretamente :)
Abraços e Bons Estudos!