Como resolver este erro???? Caused by: java.sql.SQLException: Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES)
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como resolver este erro???? Caused by: java.sql.SQLException: Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES)
Olá Silmara, tudo bem com você?
Esse erro acontece quando a senha utilizada para acessar o banco de dados está incorreta e não é feito o acesso.
Veja no seu persistence.xml a senha que está definida:
<property name="javax.persistence.jdbc.user" value="root" />
<property name="javax.persistence.jdbc.password" value="" /> Caso não seja a mesma do seu banco basta trocar no value, agora caso esteja correta ai eu te indicaria entrar no banco de dados e criar um novo usuário e definir uma senha, ou redefinir a senha do root :)
Abraços e Bons Estudos!
poderia me passar como redefinir gentileza, não conseguir achar um tutorial que resolvesse.
Olá Silmara,
Normalmente quando eu preciso redefinir a senha do banco de dados eu faço da seguinte maneira, você pode testar?
ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED WITH mysql_native_password BY 'novasenha';FLUSH PRIVILEGES;E para checar se está tudo funcionando corretamente, basta sair do banco de dados e entrar novamente com a nova senha :)
Caso você pretenda criar um novo usuário para não alterar a senha do root basta seguir os mesmos passos:
CREATE USER 'usuario'@'localhost' IDENTIFIED BY 'senha';GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'usuario'@'localhost';FLUSH PRIVILEGES;E as vezes ainda é possível ter o mesmo erro da senha, ai basta fazer o primeiro passo trocando o root pelo nome do novo usuário :)
Abraços e Bons Estudos!
agora dá este erro:
Exception in thread "main" javax.persistence.PersistenceException: No Persistence provider for EntityManager named alura
Olá Silmara, bom dia :)
Provavelmente em seu persistence.xmltemos:
<persistence-unit name="contas">
E na hora de você criar seu EntityManagerFactory você fez:
EntityManagerFactory emf = Persistence.createEntityManagerFactory("alura");
Basta mudar o nome para: createEntityManagerFactory("contas"); que irá funcionar corretamente :)
Abraços e Bons Estudos!