1
resposta

Erro ao executar o projeto obtido no GitHub

Clonei o projeto do repositório, porém estou recebendo a mensagem abaixo na tela, o que pode ser?:

Unhandled Runtime Error
Error: Hydration failed because the initial UI does not match what was rendered on the server.

Warning: Expected server HTML to contain a matching <a> in <a>.

See more info here: https://nextjs.org/docs/messages/react-hydration-error

Component Stack
a
eval
eval
a
Call Stack
throwOnHydrationMismatch
node_modules/react-dom/cjs/react-dom.development.js (12507:0)
tryToClaimNextHydratableInstance
node_modules/react-dom/cjs/react-dom.development.js (12520:0)
updateHostComponent
node_modules/react-dom/cjs/react-dom.development.js (19902:0)
...

Tela com o erro !

1 resposta

Olá, Silvio! Tudo bem?

O erro de "hydration" é geralmente está relacionado a um problema mais profundo no seu código. Ele pode ser causado por várias coisas, como condições de renderização que diferem entre o servidor e o cliente, ou até mesmo um bug no próprio React ou em alguma biblioteca que você está usando.

No seu caso, o erro está apontando para uma diferença na renderização de um elemento <a>. Isso pode ser causado, por exemplo, por um link que está sendo renderizado condicionalmente e a condição está avaliando de forma diferente no servidor e no cliente.

Sem ver o código do seu componente, é difícil dizer exatamente o que está causando o problema. No entanto, aqui estão algumas sugestões de coisas que você pode tentar:

  1. Verifique se você tem algum código que está sendo executado apenas no cliente (por exemplo, dentro de um useEffect ou verificando se typeof window !== 'undefined'). Se esse código estiver alterando o estado que afeta o que está sendo renderizado, ele pode estar causando o problema.

  2. Verifique se você tem alguma lógica de renderização condicional que pode estar avaliando de forma diferente no servidor e no cliente. Por exemplo, você pode estar verificando se uma propriedade é undefined e, por algum motivo, ela está undefined no servidor, mas não no cliente.

  3. Tente isolar o problema. Comente partes do seu código para ver se você pode identificar a parte específica que está causando o erro. Isso pode ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo.

  4. Verifique se você está usando a versão mais recente do React e do Next.js. Às vezes, esses tipos de erros podem ser causados por bugs que já foram corrigidos em versões mais recentes.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a identificar o problema. Lembre-se, essas são apenas sugestões e podem não resolver completamente o seu problema, pois o erro de "hydration" pode ser bastante complexo e dependente do contexto específico do seu código.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software