1
resposta

Erro ao executar o mange.py runserver

Seguindo o passo a passo da aula, ao executar o comando "python manage.py runserver", resulta no seguinte erro no terminal:

"AttributeError: 'list' object has no attribute 'read'"
`

Observei que abrindo o arquivo manage.py apresenta o seguinte erro:

import "django.core.management" could not be resolved from source Pylance(reportMissingModuleSource)

Como resolver?

1 resposta

Olá Thiago, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora no retorno.

Gostaria de saber se o erro ainda está presente durante a tentativa de iniciar o servidor.

Irei iniciar pelo segundo erro apresentado, sendo o: import "django.core.management" could not be resolved from source Pylance(reportMissingModuleSource). Esse erro geralmente é apresentado devido à não instalação da biblioteca Django dentro do ambiente virtual.

Para instalarmos uma biblioteca dentro de um ambiente virtual, primeiramente devemos nos certificar que o ambiente virtual está ativo, para isso, abra o terminal na pasta do seu projeto, após isso execute o comando abaixo de acordo com o seu sistema operacional.

  • Para sistema Windows

      ./venv/Scripts/activate
  • Para sistema Unix

      /venv/bin/activate

Após executar o comando acima, o ambiente virtual deverá ser ativado, assim podemos realizar a instalação da biblioteca Django, basta executar no terminal o comando abaixo.

pip install Django

Após a instalação da biblioteca Django, verifique se a mensagem de erro continua aparecendo.

Já o primeiro erro apresentado, é um erro de atributo (AttributeError), relacionado à tentativa de uso de um atributo em um objeto que não possui esse atributo, no caso do erro, está informando que está sendo feita a tentativa de uso do atributo read em um objeto do tipo list.

Peço que verifique se houve uso do atributo read, em uma lista dentro dos arquivos Python do projeto, esse uso pode estar nos seguintes arquivos.

  • "alurareceitas/settings.py”
  • “alurareceitas/urls.py”
  • “receitas/urls.py”

Caso tenha o uso do atributo read peço que remova e salve o arquivo, e logo após inicie o servidor.

Peço que verifique os pontos listados acima, caso o erro continue, peço que envie a pasta compactada do projeto, para que sejam realizados testes fazendo o uso dos seus arquivos.

Para isso basta seguir os passos abaixo, o tutorial a seguir foi criado com base no sistema Windows.

  • Navegue até a pasta do projeto, clique com o botão direito na pasta, no menu de contexto que será aberto escolha Enviar para logo após Pasta compactada, aguarde o sistema compactar os arquivos.
  • Após a compactação realizada, abra o google drive, escolha uma pasta de sua preferência, clique com o botão direito no centro da tela, escolha Upload de arquivo, na janela que será aberta, escolha o arquivo que foi compactado e clique em Abrir na base direita da janela. Aguarde o upload do arquivo.
  • Quando finalizado o upload, clique com o botão direito no arquivo que será compartilhado, no menu de contexto aberto clique em Gerar link.
  • Na janela que será aberta, confirme a privacidade de acesso, mantenha como Leitor, clique em Copiar Link e em Concluído.
  • Nesse momento abra a postagem em que será enviado o código, clique com o botão direito no campo de texto e clique em colar ou pressione ctrl + c.
  • Após colar o link clique em Responder.

Início da transcrição. GIF contendo a execução do passo a passo listado anteriormente, a esse GIF. Final da transcrição.

Fico à disposição em caso de dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software