Ao criar o Makefile e executa-lo, aparece um erro veja na imagem abaixo.
O que pode ser esse problema? Detalhe o meu JDK é 11 e está configurado na variável de ambiente. Veja:
O que pode ser esse erro ao executar make run?
Ao criar o Makefile e executa-lo, aparece um erro veja na imagem abaixo.
O que pode ser esse problema? Detalhe o meu JDK é 11 e está configurado na variável de ambiente. Veja:
O que pode ser esse erro ao executar make run?
Olá Edgard!
Pelo que vejo, o erro "bash: make: command not found" indica que o comando make
não está instalado no seu sistema. O make
não vem por padrão no Windows, então você precisará instalá-lo. Aqui estão algumas opções para resolver isso:
Instalar o Make via Chocolatey:
choco install make
Usar o Windows Subsystem for Linux (WSL):
make
com o seguinte comando:sudo apt-get install make
Instalar o Make manualmente:
make
para Windows através de pacotes como o GnuWin32 ou o Cygwin.Depois de instalar, verifique se o caminho para o executável do make
está adicionado à variável de ambiente Path
.
Espero ter ajudado e bons estudos!
já instalei o make pelo power shell e na variável de ambiente está o caminho, mas não executa. Olha o que aparece? $ make run Makefile:2: *** missing separator. Stop.
Veja na imagem:
A imagem abaixo mostra o caminho do make selecionado:
O que falta para rodar legal ou já está funcionando?
Agora o problema é no seu arquivo Makefile.
O erro indica que você está usando espaço em branco ao invés do tab, para fazer indentações. Por exemplo, o início do arquivo deveria estar assim:
test:
@ ./mvnw test
Repare que a segunda linha precisa estar indentada, mas isso deve ser feito com tab e não com dois espaços em branco. Ajuste isso em todo o seu arquivo e veja se resolve.
professor, mas eu peguei o arquivo na sua aula e somente arrumei ele com a indentação correta como voce ensinou, mas reparei que ele não entrou no make-compose. Ele conseguiu fazer o clean, os testes e o build mas não o make compose. O erro que apareceu foi esse. ERROR: "docker buildx build" requires exactly 1 argument. See 'docker buildx build --help'.
Usage: docker buildx build [OPTIONS] PATH | URL | -
Start a build make: *** [Makefile:5: docker-image-build] Error 1 Vou te mostrar como está o meu File Makefile:
Tem algo errado aí? A indentação foi feita como voce ensinou com TAB.
Tenta rodar os comandos do arquivo diretametne no power shell e veja se vai funcionar:
mvn clean package
docker build -t caelum/clines-api .
docker-compose up -d
docker-compose down -v
Rode um após o outro e precisa executar estando dentro da pasta do projeto.