1
resposta

Erro ao executar o código

Quando fui executar essa linha do código junto com o professor na aula no Collab

vendas_agrupadas = vendas_por_dia.groupby('dia_da_semana')['vendas', 'aumento', 'aceleracao'].mean().round()

apresentou esse erro:

/usr/local/lib/python3.7/dist-packages/ipykernel_launcher.py:1: FutureWarning: Indexing with multiple keys (implicitly converted to a tuple of keys) will be deprecated, use a list instead.
  """Entry point for launching an IPython kernel.

no entanto, fui pesquisar sobre o erro e encontrei com dos "["

vendas_agrupadas = vendas_por_dia.groupby('dia_da_semana')[['vendas', 'aumento', 'aceleracao']].mean().round()

só que o dataframe de resposta vem em braco.

Eu não entendi o problema que está acontecendo.

1 resposta

Olá Maurício! Tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em dar um retorno.

Na verdade, esse não é um erro, mas um aviso (warning). Esses avisos normalmente são emitidos quando é útil alertar o usuário sobre alguma condição em um programa, onde essa condição (normalmente) não garante o levantamento de uma exceção e o encerramento do programa.

No caso do aviso que foi apresentado para você, ele está informando que, ao selecionar mais de uma coluna por vez, é interessante passarmos os nomes dessas colunas dentro de uma lista. Este aviso foi introduzido a partir da versão 1.0.0 do pandas após essa discussão no GitHub.

E para resolvê-lo, você deve passar os nomes das colunas dentro de uma lista, conforme você fez no segundo trecho de código que apresentou:

vendas_agrupadas = vendas_por_dia.groupby('dia_da_semana')[['vendas', 'aumento', 'aceleracao']].mean().round()
  vendas_agrupadas

Executando esse trecho de código aqui, eu não obtive nenhum problema. O resultado foi o seguinte dataframe:

dia_da_semanavendasaumentoaceleracao
Domingo19331
Quarta5312
Quinta51-2-3
Segunda523431
Sexta45-7-5
Sábado16-28-20
Terça52-1-34

Sem nenhum warning.

Para tentar resolver esse problema, sugiro que você tente reiniciar seu ambiente de execução e executar todo seu código novamente. Para fazer isso você pode acessar Ambiente de execução > Reiniciar e executar tudo:

Reiniciando o ambiente de execução do google colab seguindo o caminho ensinado anteriormente

Talvez isso faça com que seu dataframe apareça certinho :)

Se o erro persistir vou te pedir que encaminhe aqui no fórum o trecho do seu código desde o momento onde você importa os dados de vendas_por_dia, até o momento onde você faz o agrupamento e cria a variável vendas_agrupadas.

Qualquer dúvida estou à disposição. Bons estudos!