3
respostas

erro ao executar minikube start

Olá pessoal, depois de muito procurar acabei recorrendo ao fórum. Estou tendo o erro a seguir ao executar "minikube start".

C:\Users\ricardo.uehlein\Desktop\Alura\Kubernetes\Projeto2
λ minikube start
Starting local Kubernetes v1.7.5 cluster...
Starting VM...
E0506 17:48:43.315204   12500 start.go:143] Error starting host: Error loading existing host. Please try running [minikube delete], then run [minikube start] again.: Error loading host from store: open C:\Users\ricardo.uehlein\.minikube\machines\minikube\config.json: O sistema não pode encontrar o arquivo especificado..

Retrying.
E0506 17:48:43.319203   12500 start.go:149] Error starting host:  Error loading existing host. Please try running [minikube delete], then run [minikube start] again.: Error loading host from store: open C:\Users\ricardo.uehlein\.minikube\machines\minikube\config.json: O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.
E0506 17:48:44.844201   12500 util.go:147] Error uploading error message: Error sending error report to https://clouderrorreporting.googleapis.com/v1beta1/projects/k8s-minikube/events:report?key=AIzaSyACUwzG0dEPcl-eOgpDKnyKoUFgHdfoFuA, got response code 400

Estou usando o Windows 10 Pro 64x, o Hyper-V está desativado, o Docker for Windows e VirtualBox estão instalados, a virtualização está ativa na BIOS, tenho o caminho C:\Users\ricardo.uehlein\Desktop\Alura\Kubernetes\Projeto2 mapeado nas variáveis de ambiente.

Tenho os arquivos aplicacao.yaml, minikube.exe e kubectl.exe na mesma pasta.

Já tentei excluir a pasta .minikube no C:\Users\ricardo.uehlein, rodar minikube delete, encerrar os processos ativos do VirtualBox, testar no PowerShell adm e nada adiantou. Poderiam me auxiliar?

3 respostas

Olá Ricardo, tudo bem? Nesse caso o erro indica que não existe o arquivo config.json que está dentro da pasta C:\Users\ricardo.uehlein\.minikube\machines\minikube\config.json, você poderia verificar se realmente não existe esse arquivo? De ante mão você pode tentar excluir a máquina do minikube com o comando:

minikube delete

E depois criar novamente com o comando:

minikube start

Caso, ainda falhe você pode tentar excluir a toda pasta machines que fica dentro de C:\Users\ricardo.uehlein\.minikube\ e tentar fazer o processo que mencionei acima. E fala pra gente o resultado!

Obrigado pela resposta. Apaguei os arquivos anteriores Minikube, Kubectl e .minikube na pasta usuarios do windows.

Baixei Virtualbox. Minikube e Kubectl https://storage.googleapis.com/minikube/releases/v0.22.1/minikube-windows-amd64.exe https://storage.googleapis.com/kubernetes-release/release/v1.7.0/bin/windows/amd64/kubectl.exe

aplicacao.yaml
apiVersion: v1
kind: Pod
metadata: 
  name: aplicacao
  spec:
    containers:
      - name: container-aplicacao-loja
        image: rafanercessian/aplicacao-loja:v1
        ports:
          - containerPort: 80

Habilitei a virtualização e desabilitei o secure boot na BIOS e o Hyper-V (ao fazer isso o Docker acusou o erro: "Required Windows feature(s) not enabled : Hyper-V. Docker Desktop will exit.")

Coloquei o Minikube (renomeado para minikube.exe) e Kubectl junto com a aplicacao.yaml na pasta a seguir e adicionei esse caminho as variaveis de ambiente:

C:\Users\ricardo.uehlein\Desktop\Alura\Kubernetes\Projeto2

Acessei o prompt de comando como adm e executei

cd C:\Users\ricardo.uehlein\Desktop\Alura\Kubernetes\Projeto2
minikube start

Retornou esse log

E0508 15:54:59.198181   15140 start.go:149] Error starting host:  Error creating host: Error executing step: Provisioning VM.
: Temporary Error: ssh command error:
command : sudo systemctl -f restart docker
err     : Process exited with status 1
output  : Job for docker.service failed because the control process exited with error code.
See "systemctl status docker.service" and "journalctl -xe" for details.

https://gist.github.com/RCarteri/1a6bd6cf4c3b426e8042a4d84bd78d98/revisions

O que acontece é que no Windows o Kubernetes precisa do Docker para executar, e nesse caso vai gerar conflito já que o minikube executa por meio do VirtualBox, então nesse caso você pode tentar usar o Docker for Windows diretamente, nesse caso usar o Kubernetes que vem atrelado ao Docker e não usar o minikube, ou então usar algum sistema Linux. Acho que essas são as melhores alternativas!

Espero ter ajudado!