3
respostas

Erro ao Executar Docker no Windows 10

Pessoal, O Docker Toolbox foi descontinuado desde Outubro/2020 e eles estão aconselhando utilizar o Docker Desktop para Windows. Assim, Lá no site do Docker diz: Get Docker Desktop for Windows Docker Desktop for Windows is available for free. Requires Microsoft Windows 10 Professional or Enterprise 64-bit, or Windows 10 Home 64-bit with WSL 2. Minha máquina é : Intel(R) Core(TM) i5-3320M CPU @ 2.60GHz 2.60 GHz Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64 Windows 10 Home Single Language 20H2 Windows Feature Experience Pack 120.2212.551.0 Em principio me classifico nesta ultima opção. Instalei o Docker porém recebo um "popup" com o seguinte erro: An error occurred Hardware assisted virtualization and data execution protection must be enabled in the BIOS. See https://docs.docker.com/docker-for-windows/troubleshoot/#virtualization Observação: A opção de máquina virtual está "enable" na minha BIOS.

Não tenho certeza que WSL 2 está habilitada. WS1 eu tenho ceteza :

C:\WINDOWS\system32>wsl -l -v NAME STATE VERSION

  • Ubuntu-18.04 Stopped 1 Tentei este comando mas não funcionou:

C:\WINDOWS\system32>wsl --set-version Ubuntu-18.04 2 Conversão em andamento. Isso pode levar alguns minutos... Para obter informações sobre as principais diferenças em relação ao WSL 2, visite https://aka.ms/wsl2 Habilite o recurso Plataforma de Máquina Virtual do Windows e verifique se a virtualização está habilitada no BIOS. Para obter mais informações, acesse https://aka.ms/wsl2-install

Podem me dá uma luz?

3 respostas

Olá Antulio de Oliveira, tudo bem?

Tenta entrar nas configurações de BIOS e ativar opção de virtualização.

Um abraço e bons estudos.

Olá JT. Como eu comentei na descrição do problema a opção de virtualização já está ativa"Enable". Acredito que a causa desse problema seja outra. De qualquer maneira, muito obrigado por tentar ajudar a solucionar o problema. Valeu!

Um bocado de trabalho (bem maior do que no Linux) mas aparentemente tem que ter um determinado KB pra conseguir rodar WSL2 https://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=KB4566116, segui essa doc: https://docs.microsoft.com/en-us/windows/wsl/install-win10#step-4---download-the-linux-kernel-update-package e ainda tem requisitos de versão de build do Windows 10 (OS build 20262 or higher), para ver a versão no seu computador apertar a tecla windows +r e digitar winver.

Subi uma VM com Windows10 para testar e não funcionou devido a essa questão do build. Se sua máquina suportar um virtualizador como VirtualBox, eu sugiro rodar uma distro Linux de interface leve para o estudo de Docker (para instalar no Linux basta esse script https://get.docker.com/), outra alternativa seria um https://labs.play-with-docker.com/ ou ainda instalar Docker em uma instancia na nuvem.

Espero que vc não desista do Docker e siga em frente no ciclo de microservice Docker - Kubernetes .

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software