5
respostas

Erro ao executar conexão

Baixei o SQL developer, criei manualmente minha conexão, pois não foi encontrado o XE e o Listern, mas dei o seguinte erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O que pode ser esse erro, e como soluciona-lo?

Obrigada

5 respostas

Olá, Amanda, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes ? Assim, poderei entender o que pode estar acontecendo no seu ambiente.

• Qual a versão do Oracle você está instalando?
  • É a primeira vez que instala o Oracle na sua máquina?
  • Durante a instalação ocorreu algum erro?
  • Você poderia verificar se os arquivos listener.ora e o tnsnames.ora foram criados? Na minha máquina estes arquivos estão neste diretório: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin, eles devem estar em um diretório bem parecido na sua máquina também.

Aguardo o seu retorno!

Boa tarde.

Qual a versão do Oracle você está instalando? Já instalei a 18c e 21c, mas nenhuma funcionou.

É a primeira vez que instala o Oracle na sua máquina? Como a máquina é corporativa, não sei dizer

Durante a instalação ocorreu algum erro? Não

Você poderia verificar se os arquivos listener.ora e o tnsnames.ora foram criados? Na minha máquina estes arquivos estão neste diretório: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin, eles devem estar em um diretório bem parecido na sua máquina também. A tsnnames.ora havia sico criada sim....mas quando abria no bloco de notas não encontrava no arquivo XE.

Sei que ainda não tive sucesso com o download do oracle.

Obrigada

Certo Amanda, mas qual a versão do Oracle você tem instalado no momento na sua máquina?

Oracle Database Express Edition (XE) Release 18.4.0.0.0 (18c)

Agradeço pelas informações disponibilizadas Amanda.

As configurações das conexões são armazenadas nos arquivos sqlnet.ora, listener.ora e o tnsnames.ora, caso estes arquivos não existam ou não tenham as informações completas, algum problema durante a instalação pode ter ocorrido.

• Você poderia disponibilizar o conteúdo destes três arquivos ?

No Oracle 18c, estes arquivos são criados na pasta admin, que fica neste diretório: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin, eles devem estar em um diretório bem parecido na sua máquina também.

Aguardo o seu retorno!