7
respostas

Erro ao executar, A porta 8080 ou 8005 já está sendo utilizada.

Boa tarde, sempre que trabalho com tom cat verifico que tenho problemas com a porta 8080 que durante a execução fala que ela está sendo utilizada. Fiz várias pesquisas mas nenhuma satisfatória, e quando vou verificar qual processo está em execução no gerenciador de sistemas ele me fala que é o java. O que deve fazer para apenas a minha aplicação usar a porta 8080. Há já usei também outras portas alternativas, como 8081 e 8006 mas também não dar certo.

7 respostas

Oi W. K, tudo bem ?

Cara não tem nenhum outro serviço rodando na sua máquina que está usando essa porta ?

Você pode verificar usando o comandolsof -i:8080 no linux e no mac para ver o que está rodando nessa porta.

to usando ruindows e como já tinha falado, já observei se não tinha outra máquina com o mesmo serviço.

Qual a versão do Tomcat que você está utilizando ?

Olá, boa tarde.

Se você der um netstat -abn no cmd, diz que é um processo de javaw.exe que está usando a porta 8080? É isso mesmo?

Quando sobe o Tomcat, é reconhecido como um processo do Java mesmo, no meu ambiente que tudo funciona normal é assim também. Então fica a pergunta: Certeza que não tem nenhuma outra instancia de tomcat (ou outro container/servidor de aplicação) rodando nessa porta já? Tem várias instalações diferentes na sua máquina ou uma só?

Isso está com cara de que tem algo que ficou perdido e está rodando nessa porta, ai você tenta subir esse que instalou recentemente e não dá certo.

Já vi acontecer isso e era esse o problema, tinha uma instalação que estava subindo como serviço do Windows, então sempre ocupava a 8080. Ai instalava um novo e tentava subir nunca dava certo. Vale a pena conferir algo nessa linha caso ainda não tenha verificado.

Abraço.

Emerson já tinha feito o netstat antes e verifiquei que o único serviço era o de java mesmo.

Certeza que não tem nenhuma outra instancia de tomcat (ou outro container/servidor de aplicação) rodando nessa porta já? não tem Tem várias instalações diferentes na sua máquina ou uma só? somente uma

Como perguntou o Matheus ali em cima, qual as versões do que você está utilizando:

Qual versão do SO?

Qual versão do Java?

Qual versão do Tomcat?

Qual versão do Eclipse (ou IDE em uso)?

Se você mata o processo que aparece usando a sua porta 8080, e tenta subir o Tomcat da sua IDE, funciona normalmente?

Como perguntou o Matheus ali em cima, qual as versões do que você está utilizando:

Qual versão do SO? 10

Qual versão do Java? version "1.8.0_121"

Qual versão do Tomcat? 9.1

Qual versão do Eclipse (ou IDE em uso)? uso netbeasn 8.2

Se você mata o processo que aparece usando a sua porta 8080, e tenta subir o Tomcat da sua IDE, funciona normalmente? não, dar no mesmo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software