3
respostas

Erro ao editar/excluir/inserir

Depois de realizar as alterações para o arquivo "global", as rotinas não funcionam mais, sendo apresentada mensagem que a classe categoria não está sendo encontrada.

Existe uma pequena diferença no meu projeto por conta dos diretórios, criei uma pasta chamada 'htdocs' e nesta pasta eu tenho as rotinas(categoria-editar.php, criarCategoria-post.php e etc ...), porém meu arquivo global se encontra na raiz(como indicado), e minha "página" de listar na verdade é meu index, isso pode gerar algum incidente?

Cordialmente, Igor Federizi

3 respostas

Oi Igor, tudo bom?

A estrutura de pastas é importante para que o require possa encontrar seu arquivo. Pelo o que eu vi aqui na explicação do curso:

require_once 'config.php';

class Conexao ...

O arquivo config.php deve estar no mesmo diretório da classe Conexao (provavelmente sua pasta htdocs)

Se você quiser, e for necessário, compartilha seu código aqui com a gente, assim consigo rodar ele na minha máquina e te indicar o caminho =)

Abraço

Boa Tarde André,

Então, eu estava com algumas diferenças nas pastas, mas estava direcionando o 'require' com "../pasta/config.php", por exemplo, mas não estava dando certo. Fiz tudo da forma como estava nas aulas e funcionou corretamente, porém, gostaria de entender se há alguma especificação nesta rotina, ou se pode ter sido algum erro meu mesmo.

Cordialmente, Igor Federizi

Fiz tudo da forma como estava nas aulas e funcionou corretamente, porém, gostaria de entender se há alguma especificação nesta rotina, ou se pode ter sido algum erro meu mesmo.

Acredito que a única especificação relacionada seja a do include_path configurado no seu PHP. A variável fica disponível no php.ini carregado no servidor e pode ser configurada manualmente caso necessário.

Porém o valor padrão é a própria raiz do servidor então no seu caso seria a própria pasta htdocs.

Dai pra frente a forma de incluir os arquivos não se torna muito diferente da forma com que navegamos em um terminal pelo comando cd/dir.

Você também pode verificar qual é seu include_path atual rodando o comando:

var_dump(ini_get('include_path'));

Em qualquer script. Assim, fica mais fácil determinar qual caminho deve ser seguido =)

Também é possível verificar se o conteúdo dessa variável é o que esperamos ou se temos um valor inesperado em determinados casos.

Abraço