Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Erro ao descompactar o arquivo wordpress.tar.gz

Ola! Estou seguindo os passos da aula e ao executar meu playbook com as instrucoes para baixar o wordpress mais recente e descompacta-lo, essa ultima etapa retorna um erro dizendo:

PLAY [all] **********************************************************************************************************

TASK [Gathering Facts] **********************************************************************************************
ok: [192.168.0.70]

TASK [Instala pacotes de dependencia do sistema operacional] ********************************************************
ok: [192.168.0.70]

TASK [Cria o banco do MySQL] ****************************************************************************************
ok: [192.168.0.70]

TASK [Cria o usuario do MySQL] **************************************************************************************
[WARNING]: The value ******** (type int) in a string field was converted to u'********' (type string). If this does
not look like what you expect, quote the entire value to ensure it does not change.
[WARNING]: Module did not set no_log for update_password
ok: [192.168.0.70]

TASK [Baixa o arquivo de instalacao do Wordpress] *******************************************************************
[WARNING]: The value True (type bool) in a string field was converted to u'True' (type string). If this does not
look like what you expect, quote the entire value to ensure it does not change.
changed: [192.168.0.70]
**
TASK [Descompacta o wordpress] **********************************************************************************************
fatal: [192.168.0.70]: FAILED! => {"changed": false, "msg": "Failed to find handler for \"/tmp/wordpress.tar.gz\". Make sure the required command to extract the file is installed. Command \"/bin/tar\" could not handle archive. Command \"unzip\" not found."}
**

PLAY RECAP **********************************************************************************************************
192.168.0.70               : ok=5    changed=1    unreachable=0    failed=1    skipped=0    rescued=0    ignored=0

tentei instalar o unzip na maquina do wordpress e apesar do erro ter mudado, continuo nao conseguindo executar o comando conforme mostrado no video.

TASK [Descompacta o wordpress] **************************************************************************************
fatal: [192.168.0.70]: FAILED! => {"changed": false, "msg": "Failed to find handler for \"/temp/wordpress.tar.gz\". Make sure the required command to extract the file is installed. Command \"/bin/tar\" could not handle archive. Command \"/usr/bin/unzip\" could not handle archive."}

alguma sugestao do que pode ser o erro?

5 respostas

Olá Samuel, tudo bem? Você poderia colocar aqui o conteúdo do seu playbook.yml pra gente poder verificar corretamente, de ante mão você poderia tentar copiar o arquivo compactado para outra pasta da raiz do seu usuário e depois usar o gunzip pelo shell.

E fala pra gente o resultado!

solução!

Oi Jonilson, a solucao que eu encontrei foi baixar na mao na minha maquina uma versao mais antiga do wordpress, copiar para a maquina do wordpress e ai sim extrair usando o meu playbook.

Eu tinha tentado baixar e extrair na mao na maquina do wordpress, mas nao tive sucesso tb.

A necessidade de ser mais antiga foi porque a versao mais recente nao eh compativel com os outros programas que estamos utilizando no curso (baixei a versao 5.0 para funcionar).

- name: 'Copia arquivo para a pasta destino'
  copy:
    src: /vagrant/wordpress-5.0.10.tar.gz
    dest: /tmp/wordpress.tar.gz
    remote_src: yes

- name: 'Descompacta o wordpress'
  unarchive:
    src: '/tmp/wordpress.tar.gz'
    dest: /var/www/
    remote_src: yes
  become: yes

Que legal que você conseguiu resolver o problema, e mais legal ainda que compartilhou a solução aqui na comunidade, assim vai com certeza ajudar outras pessoas que tiver um problema semelhante. Para esse curso é mais tranquilo usando as mesmas vezes que foram usadas no curso, porque houve algumas atualizações e torna difícil identificar o problema! Mas continue assim e bons estudos!

Oi Jonilson, tambem acho que usar as mesmas versoes ajuda, mas nesse curso o professor usa o link to wordpress latest, entao seria legal se adicionassem um link ou alguma informacao com qual eh a versao que ele ta usando.

Olá Samuel, você esta usando Windows 10 com WSL2 instalado em sua maquina?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software