4
respostas

Erro ao dar o comando pra executar o zf.php

Boa tarde, estou utilizando o Windows 10. Quando escrevo o comando "./vendor/bin/zf.php" me retorna o seguinte erro:

c:\xampp\htdocs\estoque\skeleton-application> ./vendor/bin/zf.php '.' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Preciso de ajuda pra continuar o estudando o curso: Curso Zend Framework: Mais prática do seu framework predileto

4 respostas

Oi Rodrigo, tudo bom?

O problema está ocorrendo pois o comando ./ é um comando nativo do Linux. Tenta procurar um equivalente pra windows.

Ou, você pode usar o Cmder para rodar seus comandos. Esse é um terminal um pouco melhor que o do windows =)

Abraço!

Bom dia, André Chaves! Usei o Cmder para rodar os comando, porém quando escrevo o o comando "./vendor/bin/zf.php modules" está acontecendo o mesmo erro: ' . ' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.se escrevo o comando ".\vendor\bin\zf.php mudoles" abre p arquivo "zf.php" no meu editor de texto. Preciso de uma solução para continuar com o curso. Ou tenho que acompanhar esse curso como SO Linux?

Entendo... Embora seja bem comum utilizar o SO linux para desenvolvimento, como o instrutor usou no curso, você também pode utilizar o zendo no windows. A propria zend disponibiliza alguns tutoriais pra quem usa windows:

instalação:

http://files.zend.com/help/Zend-Server-6/content/windows_installing_zend_server.htm

criando projeto:

https://framework.zend.com/manual/1.12/en/learning.quickstart.create-project.html

Acredito que com estes tutoriais você consiga dar prosseguimento no curso com seu SO!

Qualquer dificuldade, compartilha com a gente =)

Abraço e bons estudos!

André, seria bom fazer um reformulação do curso, onde usuários Windows posso acompanhar, esse link que você mando de como instalar o framework e criar o projeto é muito útil, porém como estamos pegando o projeto do GIT, já temos toda estrutura. O questionamento é que o instrutor do curso esta ensinado uma forma mais prática e ágil de criar um novo módulo sem ter que duplicar e alter os dados na mão. Esse dois link não resolver o problema.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software