fala povo, tudo bem?
assim que fui dar o bash pra fazer o backup, ele aparece esse erro
saberiam me dizer o que é? vou colocar abaixo o Script,
valeu!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
fala povo, tudo bem?
assim que fui dar o bash pra fazer o backup, ele aparece esse erro
saberiam me dizer o que é? vou colocar abaixo o Script,
valeu!
Olá, José!
Pelo que pude observar nas imagens que você compartilhou, o erro que está ocorrendo ao executar o script de backup é devido a uma pequena confusão com as variáveis no comando tar.
Na linha do comando tar -czf "$nome_arquivo" "diretorio_backup", você está passando a string "diretorio_backup" como se fosse o caminho do diretório, mas na verdade você deveria utilizar a variável que contém o caminho, que é $diretorio_backup. Como está sem o $, o tar está interpretando como um nome de diretório literal, e não como a variável que foi definida anteriormente.
Para corrigir o script, você deve alterar a linha do comando tar para que fique assim:
tar -czf "$nome_arquivo" "$diretorio_backup"
Com essa alteração, o comando tar deverá reconhecer o caminho do diretório que você especificou na variável diretorio_backup e realizar o backup conforme esperado.
Além disso, verifique se o caminho do diretório que você está tentando fazer backup realmente existe e se você tem as permissões necessárias para acessá-lo.
Bons estudos!