Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
27
respostas

Erro ao criar VM no Linux Mint

Quando executo o código:

docker-machine create -d virtualbox vm1

Aparece a seguinte mensagem:

Error with pre-create check: "VBoxManage not found. Make sure VirtualBox is installed and VBoxManage is in the path"

Atualização 06/09/2020 -- Encontrado a solução, verificar no final da página.

27 respostas

Oi Francisco, tudo bem? Você está com o VirtualBox instalado?

Sim. Já desinstalei e instalei de novo, tentei com o sudo na frente mas dá o mesmo erro.

E você consegue abrir o VirtualBox normalmente?

Sim, não sei se isso é um problema, mas quando eu dígito

virtualbox --version

Ele abre o virtual box.

Como fez para instalar o VirtualBox?

Usei os comandos

sudo apt install virtualbox
sudo apt install virtualbox-qt

Tenta desinstalar essa versão que tem e faça uma instalação manual. Execute os comandos um a um:

wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox_2016.asc -O- | sudo apt-key add -

wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -

sudo sh -c 'echo "deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian $(lsb_release -sc) contrib" >> /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list'

sudo apt update && sudo apt install virtualbox-6.0

Não deu certo vou procurar no site do virtualbox.

Tentei instalar o virtualbox de varias maneiras e tentei várias soluções, mas nada adiantou, vocês acham que o ubuntu seja melhor que o linux mint para trabalhar com programação?

Vamos tentar mais uma coisa antes. Como você instalou o Docker na sua máquina?

A única maneira que eu consegui para instalar todos os pacotes foi através do comando:

sudo snap install docker

Bem provável que a culpa seja do snap mesmo. Instalar tudo utilizando o apt deve fazer funcionar sem problemas.

Desinstalei e instalei de novo o Docker conforme a documentação, mas continua apresentando o mesmo erro. Acredito que o problema seja o virtualbox, tem algum outro driver que recomenda que posso usar no lugar?

A docker-machine você também instalou através desse guia aqui?

Sim, instalei o docker-machine conforme documentação.

Quais as saídas dos comandos which vboxmanage e which docker-machine?

Saída de

which vboxmanage

/usr/bin/vboxmanage

Saída de

which docker-machine

/usr/local/bin/docker-machine

Erro ao executar o comando com ou sem sudo

docker-machine create -d virtualbox default

(Error with pre-create check: "We support Virtualbox starting with version 5. Your VirtualBox install is "WARNING: The vboxdrv kernel module is not loaded. Either there is no module\n available for the current kernel (5.4.0-42-generic) or it failed to\n load. Please recompile the kernel module and install it by\n\n sudo /sbin/vboxconfig\n\n You will not be able to start VMs until this problem is fixed.\n6.0.24r139119". Please upgrade at https://www.virtualbox.org")

Versão do docker-machine (docker-machine version 0.16.0, build 702c267f)

Versão do docker (Docker version 19.03.6, build 369ce74a3c)

Versão do virtualbox (Versão 6.0.24 r139119 (Qt5.9.5))

Opa. Parece que o erro mudou! Já é um bom avanço.

Abra o terminal e execute o comando virtualbox. Na aba superior Help, clique em About VirtualBox.

O que ele exibe nessa tela nova? Qual versão ele está mostrando?

Ele exibe a versão que eu informei acima, acho que tem algum problema na instalação do virtualbox. Quando eu coloco virtualbox --version ele não mostra no terminal a versão e sim abre o virtualbox.

Isso no caso é normal. O virtualbox não tem flag alguma para exibir, ele só aceita o comando virtualbox mesmo.

Recomendo fazer o seguinte:

Escreva o comando sudo apt-get purge virtualbox mas ainda não execute. Aperte tab no teclado e veja tudo que tem relacionado ao virtualbox instalado e desinstale através desse comando.

Depois disso, recomendo reinstalar o virtualbox. Qual a versão do seu linux mint?

Eu tava usando o Linux Mint 19.3, mas formatei e instalei o Linux Mint 20, consegui instalei o virtualbox 6.1 e o docker-machine 0.16.0, mas tá apresentando o último erro que eu informei ainda. Antes de formatar eu fiz o procedimento que você sugeriu mas não adiantou.

Como instalou o virtualbox depois de formatar?

Através do arquivo que eles fornecem no próprio site. Baixei o arquivo (virtualbox-6.1_6.1.12-139181Ubuntueoan_amd64.deb)

Tenta desinstalar a versão 6 e instalar alguma versão 5.x.

Caso não dê certo de jeito algum, recomendo utilizar o Ubuntu mesmo.

Daniel obrigado mesmo, descobri o problema, tem que ir na BIOS e desativar o SecureBoot.

solução!

Para resolver o problema informado no início do tópico execute os seguintes comandos no terminal:

which vboxmanage
which docker-machine

Você de obter como saída /usr/bin/vboxmanage e /usr/local/bin/docker-machine.

Caso tenha instalado o docker por snap a saída do docker-machine provavelmente será diferente, desinstale com o comando snap autoremove docker e instale conforme documentação.

Agora já será possível executar o comando

Se aparecer o erro (Error with pre-create check: "We support Virtualbox starting with version 5. Your VirtualBox install is "WARNING: The vboxdrv kernel module is not loaded. Either there is no module\n available for the current kernel (5.4.0-42-generic) or it failed to\n load. Please recompile the kernel module and install it by\n\n sudo /sbin/vboxconfig\n\n You will not be able to start VMs until this problem is fixed.\n6.0.24r139119". Please upgrade at https://www.virtualbox.org").

Verifique a versão do virtualbox abrindo o o terminal e execute o comando virtualbox. Na aba superior Help, clique em About VirtualBox.

A versão do virtualbox tem que ser no mínimo a 5.0.

Após garantir que o virtualbox instalado é no mínimo a versão 5, execute o comando sudo /sbin/vboxmanage, se aparecer uma mensagem sobre SecureBoot, terá que acessar a BIOS e desabilitar a SecureBoot.

Após tudo isso já deve ser possível executar o comando