Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
27
respostas

Erro ao criar VM no Linux Mint

Quando executo o código:

docker-machine create -d virtualbox vm1

Aparece a seguinte mensagem:

Error with pre-create check: "VBoxManage not found. Make sure VirtualBox is installed and VBoxManage is in the path"

Atualização 06/09/2020 -- Encontrado a solução, verificar no final da página.

27 respostas

Oi Francisco, tudo bem? Você está com o VirtualBox instalado?

Sim. Já desinstalei e instalei de novo, tentei com o sudo na frente mas dá o mesmo erro.

E você consegue abrir o VirtualBox normalmente?

Sim, não sei se isso é um problema, mas quando eu dígito

virtualbox --version

Ele abre o virtual box.

Como fez para instalar o VirtualBox?

Usei os comandos

sudo apt install virtualbox
sudo apt install virtualbox-qt

Tenta desinstalar essa versão que tem e faça uma instalação manual. Execute os comandos um a um:

wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox_2016.asc -O- | sudo apt-key add -

wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -

sudo sh -c 'echo "deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian $(lsb_release -sc) contrib" >> /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list'

sudo apt update && sudo apt install virtualbox-6.0

Não deu certo vou procurar no site do virtualbox.

Tentei instalar o virtualbox de varias maneiras e tentei várias soluções, mas nada adiantou, vocês acham que o ubuntu seja melhor que o linux mint para trabalhar com programação?

Vamos tentar mais uma coisa antes. Como você instalou o Docker na sua máquina?

A única maneira que eu consegui para instalar todos os pacotes foi através do comando:

sudo snap install docker

Bem provável que a culpa seja do snap mesmo. Instalar tudo utilizando o apt deve fazer funcionar sem problemas.

Desinstalei e instalei de novo o Docker conforme a documentação, mas continua apresentando o mesmo erro. Acredito que o problema seja o virtualbox, tem algum outro driver que recomenda que posso usar no lugar?

A docker-machine você também instalou através desse guia aqui?

Sim, instalei o docker-machine conforme documentação.

Quais as saídas dos comandos which vboxmanage e which docker-machine?

Saída de

which vboxmanage

/usr/bin/vboxmanage

Saída de

which docker-machine

/usr/local/bin/docker-machine

Erro ao executar o comando com ou sem sudo

docker-machine create -d virtualbox default

(Error with pre-create check: "We support Virtualbox starting with version 5. Your VirtualBox install is "WARNING: The vboxdrv kernel module is not loaded. Either there is no module\n available for the current kernel (5.4.0-42-generic) or it failed to\n load. Please recompile the kernel module and install it by\n\n sudo /sbin/vboxconfig\n\n You will not be able to start VMs until this problem is fixed.\n6.0.24r139119". Please upgrade at https://www.virtualbox.org")

Versão do docker-machine (docker-machine version 0.16.0, build 702c267f)

Versão do docker (Docker version 19.03.6, build 369ce74a3c)

Versão do virtualbox (Versão 6.0.24 r139119 (Qt5.9.5))

Opa. Parece que o erro mudou! Já é um bom avanço.

Abra o terminal e execute o comando virtualbox. Na aba superior Help, clique em About VirtualBox.

O que ele exibe nessa tela nova? Qual versão ele está mostrando?

Ele exibe a versão que eu informei acima, acho que tem algum problema na instalação do virtualbox. Quando eu coloco virtualbox --version ele não mostra no terminal a versão e sim abre o virtualbox.

Isso no caso é normal. O virtualbox não tem flag alguma para exibir, ele só aceita o comando virtualbox mesmo.

Recomendo fazer o seguinte:

Escreva o comando sudo apt-get purge virtualbox mas ainda não execute. Aperte tab no teclado e veja tudo que tem relacionado ao virtualbox instalado e desinstale através desse comando.

Depois disso, recomendo reinstalar o virtualbox. Qual a versão do seu linux mint?

Eu tava usando o Linux Mint 19.3, mas formatei e instalei o Linux Mint 20, consegui instalei o virtualbox 6.1 e o docker-machine 0.16.0, mas tá apresentando o último erro que eu informei ainda. Antes de formatar eu fiz o procedimento que você sugeriu mas não adiantou.

Como instalou o virtualbox depois de formatar?

Através do arquivo que eles fornecem no próprio site. Baixei o arquivo (virtualbox-6.1_6.1.12-139181Ubuntueoan_amd64.deb)

Tenta desinstalar a versão 6 e instalar alguma versão 5.x.

Caso não dê certo de jeito algum, recomendo utilizar o Ubuntu mesmo.

Daniel obrigado mesmo, descobri o problema, tem que ir na BIOS e desativar o SecureBoot.

solução!

Para resolver o problema informado no início do tópico execute os seguintes comandos no terminal:

which vboxmanage
which docker-machine

Você de obter como saída /usr/bin/vboxmanage e /usr/local/bin/docker-machine.

Caso tenha instalado o docker por snap a saída do docker-machine provavelmente será diferente, desinstale com o comando snap autoremove docker e instale conforme documentação.

Agora já será possível executar o comando

docker-machine create -d virtualbox vm1

Se aparecer o erro (Error with pre-create check: "We support Virtualbox starting with version 5. Your VirtualBox install is "WARNING: The vboxdrv kernel module is not loaded. Either there is no module\n available for the current kernel (5.4.0-42-generic) or it failed to\n load. Please recompile the kernel module and install it by\n\n sudo /sbin/vboxconfig\n\n You will not be able to start VMs until this problem is fixed.\n6.0.24r139119". Please upgrade at https://www.virtualbox.org").

Verifique a versão do virtualbox abrindo o o terminal e execute o comando virtualbox. Na aba superior Help, clique em About VirtualBox.

A versão do virtualbox tem que ser no mínimo a 5.0.

Após garantir que o virtualbox instalado é no mínimo a versão 5, execute o comando sudo /sbin/vboxmanage, se aparecer uma mensagem sobre SecureBoot, terá que acessar a BIOS e desabilitar a SecureBoot.

Após tudo isso já deve ser possível executar o comando

docker-machine create -d virtualbox vm1