Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

18
respostas

Erro ao criar VM

Não consigo criar a VM , tentei todas as respostas que vi no outro forum, após fazer o processo abaixo aparece o seguinte erro:

Error with pre-create check: "fork/exec C:\windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe: Acesso negado

Estou utilizando o Windows 10 Pro.

1- Reabilite seu Hyper-V.

2- Acesse o gerenciador do Hyper-V através do menu iniciar.

insira seu código aqui

3- Ao abrir, selecione na aba máquinas virtuais a DockerDesktopVM.

4- No menu lateral direito (Ações) selecione Gerenciador de Comutador Virtual.

5- Selecione a opção Externo e Criar Comutador Virtual logo embaixo.

6- Defina um nome para o comutador. Pode ser comutador mesmo, por exemplo.

7- Aguarde terminar o processo de criação.

8- No seu terminal, digite o comando docker-machine create -d hyperv --hyperv-virtual-switch=comutador vm1.

18 respostas

Oi Adreiza, tudo bem?

O erro:

Error with pre-create check: "fork/exec C:\windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe: Acesso negado

Esse erro aparece quando tenta criar a máquina virtual da maneira passada no curso ou com as soluções que encontrou em outro lugar?

Daniel, boa tarde.

Da maneira como você passou no curso, criei um novo comutador e mesmo assim continua dando esse erro.

Só pra testar, tenta abrir o power shell "como administrador" e tente novamente.

Não consigo abrir meu power shell, quando eu clico nao abre nada, nem como administrador.

Tente abrir o CMD como administrador então.

Mesmo erro.

O erro que postou originalmente ou o erro de não abrir nada?

Dá esse erro:

C:\Users\cs316550>docker-machine create -d hyperv --hyperv-virtual-switch=comutador vm1 Running pre-create checks... Error with pre-create check: "fork/exec C:\windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe: Acesso negado."

O usuário logado executando esse comando tem privilégios de administrador no sistema?

Sim, sou administradora da máquina e no AD.

Qualquer outro comando relacionado ao docker ou a docker machine funcionam normalmente?

Tenta executar docker-machine ls por exemplo.

Sim, todos funcionam. Fiz o outro curso de docker da plataforma sem nenhum problema.

Está realmente estranho. Mesmo executando o comando pelo CMD o erro aponta o erro fork/exec C:\windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe: Acesso negado. se referindo ao power shell?

Exatamente. Já tentei todas as alternativas postadas aqui no forum e não funciona.

Realmente estranho. Você já tentou reinstalar a docker machine?

Daniel, boa tarde. Verifiquei que o powershell é bloqueado por GPO da empresa. Teria como eu contornar essa situação de alguma maneira?

Olá Adreiza, nesse caso é melhor ver se há a possibilidade da liberação do powershell para sua máquina ou fazer o curso em um ambiente que o powershell não esteja bloqueado.

Adreiza, boa noite! Como alternativa, você poderia usar o docker toolbox, ele não precisa do powershell, até onde entendi.