18
respostas

Erro ao criar VM

Não consigo criar a VM , tentei todas as respostas que vi no outro forum, após fazer o processo abaixo aparece o seguinte erro:

Error with pre-create check: "fork/exec C:\windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe: Acesso negado

Estou utilizando o Windows 10 Pro.

1- Reabilite seu Hyper-V.

2- Acesse o gerenciador do Hyper-V através do menu iniciar.

insira seu código aqui

3- Ao abrir, selecione na aba máquinas virtuais a DockerDesktopVM.

4- No menu lateral direito (Ações) selecione Gerenciador de Comutador Virtual.

5- Selecione a opção Externo e Criar Comutador Virtual logo embaixo.

6- Defina um nome para o comutador. Pode ser comutador mesmo, por exemplo.

7- Aguarde terminar o processo de criação.

8- No seu terminal, digite o comando docker-machine create -d hyperv --hyperv-virtual-switch=comutador vm1.

18 respostas

Oi Adreiza, tudo bem?

O erro:

Error with pre-create check: "fork/exec C:\windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe: Acesso negado

Esse erro aparece quando tenta criar a máquina virtual da maneira passada no curso ou com as soluções que encontrou em outro lugar?

Daniel, boa tarde.

Da maneira como você passou no curso, criei um novo comutador e mesmo assim continua dando esse erro.

Só pra testar, tenta abrir o power shell "como administrador" e tente novamente.

Não consigo abrir meu power shell, quando eu clico nao abre nada, nem como administrador.

Tente abrir o CMD como administrador então.

Mesmo erro.

O erro que postou originalmente ou o erro de não abrir nada?

Dá esse erro:

C:\Users\cs316550>docker-machine create -d hyperv --hyperv-virtual-switch=comutador vm1 Running pre-create checks... Error with pre-create check: "fork/exec C:\windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe: Acesso negado."

O usuário logado executando esse comando tem privilégios de administrador no sistema?

Sim, sou administradora da máquina e no AD.

Qualquer outro comando relacionado ao docker ou a docker machine funcionam normalmente?

Tenta executar docker-machine ls por exemplo.

Sim, todos funcionam. Fiz o outro curso de docker da plataforma sem nenhum problema.

Está realmente estranho. Mesmo executando o comando pelo CMD o erro aponta o erro fork/exec C:\windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe: Acesso negado. se referindo ao power shell?

Exatamente. Já tentei todas as alternativas postadas aqui no forum e não funciona.

Realmente estranho. Você já tentou reinstalar a docker machine?

Daniel, boa tarde. Verifiquei que o powershell é bloqueado por GPO da empresa. Teria como eu contornar essa situação de alguma maneira?

Olá Adreiza, nesse caso é melhor ver se há a possibilidade da liberação do powershell para sua máquina ou fazer o curso em um ambiente que o powershell não esteja bloqueado.

Adreiza, boa noite! Como alternativa, você poderia usar o docker toolbox, ele não precisa do powershell, até onde entendi.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software