3
respostas

Erro ao criar um BD

CREATE DATABASE SUCOS_VENDAS
ON   
( NAME = Sales_dat,  
    FILENAME = 'C:\Users\Romolu Cesar\SALES_VENDAS.mdf',  
    SIZE = 10,  
    MAXSIZE = 50,  
    FILEGROWTH = 5 )  
LOG ON  
( NAME = Sales_log,  
    FILENAME = 'C:\Users\Romolu Cesar\SALES_VENDAS_log.ldf',  
    SIZE = 5MB,  
    MAXSIZE = 25MB,  
    FILEGROWTH = 5MB ) ;  
GO  

Ao tentar criar meu primeiro BD, dá erro abaixo:

TÍTULO: Microsoft SQL Server Management Studio

Create failed for Database 'SUCOS_VENDAS'. (Microsoft.SqlServer.Smo)

Para obter ajuda, clique em: https://go.microsoft.com/fwlink?ProdName=Microsoft+SQL+Server&ProdVer=16.100.37971.0&EvtSrc=Microsoft.SqlServer.Management.Smo.ExceptionTemplates.FailedOperationExceptionText&EvtID=Create+Database&LinkId=20476

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

An exception occurred while executing a Transact-SQL statement or batch. (Microsoft.SqlServer.ConnectionInfo)

CREATE FILE encontrou o erro do sistema operacional 5(Acesso negado.) ao tentar abrir ou criar o arquivo físico 'C:\Users\Romolu Cesar\SUCOS_VENDAS.mdf'. Falha em CREATE DATABASE. Alguns nomes de arquivos listados não puderam ser criados. Verifique os erros correlatos. (Microsoft SQL Server, Erro: 5123)

Para obter ajuda, clique em: http://go.microsoft.com/fwlink?ProdName=Microsoft%20SQL%20Server&ProdVer=15.00.2000&EvtSrc=MSSQLServer&EvtID=5123&LinkId=20476

BOTÕES:

OK

3 respostas

Olá Rômulo, tudo bem?

No seu cenário de erro 5123 do SQL Server, você está tentando anexar um arquivo de banco de dados à instância em que suas credenciais não têm os privilégios corretos no arquivo.

Para resolver esse problema, precisamos alterar a permissão ou adicioná-la como proprietário dos arquivos MDF e LDF:

• Clique com o botão direito do mouse no arquivo de banco de dados SUCOS_VENDAS.mdf relatado na mensagem de erro.
  • Selecione Propriedades.
  • Verifique as permissões do arquivo MDF selecionando a guia segurança. O sistema exibe uma lista de contas de usuário nos campos Grupos e nome de usuário.
  • Na janela de propriedades de segurança SUCOS_VENDAS.mdf, clique em Adicionar. Adicione as credenciais do usuário e selecione o Controle total.
  • Tente anexar o arquivo ao banco de dados usando credenciais que receberam os privilégios necessários para o arquivo.

Espero que ajude, qualquer dúvida me coloco à disposição. Bons estudos :D

Oi gabriela, obrigado pelo retorno.

mas essa sua solução não é possivel. O codigo que coloquei que gerou essa msg de erro é justamente uma tentativa de criar uma base de dados. Como vou clicar com o botão direito do mouse no arquivo de banco de dados SALES_VENDAS.mdf, se esse arquivo não foi se quer criado???

Olá Rômulo, tudo bem?

Certo, eu tinha entendido que estava tentando criar o banco através do arquivo, me perdoe pelo meu equívoco.

Sugiro que crie um diretório, conforme é instruído na aula C:\TEMP\DATA\ e tente rodar esse comando dentro do Management Studio:

CREATE DATABASE SUCOS_VENDAS
ON   
( NAME = Sales_dat,  
    FILENAME = 'C:\TEMP\DATA\SALES_VENDAS.mdf',  
    SIZE = 10,  
    MAXSIZE = 50,  
    FILEGROWTH = 5 )  
LOG ON  
( NAME = Sales_log,  
    FILENAME = 'C:\TEMP\DATA\SALES_VENDAS_log.ldf',  
    SIZE = 5MB,  
    MAXSIZE = 25MB,  
    FILEGROWTH = 5MB ) ;  
GO  

Fico no seu aguardo, qualquer dúvida estou à disposição.