Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Erro ao criar shared folders

Bom dia! Alguém já enfrentou este problema ?

Ao levantar o vagrant estou recebendo o seguinte erro:

Failed to mount folders in Linux guest. This is usually because
the "vboxsf" file system is not available. Please verify that
the guest additions are properly installed in the guest and
can work properly. The command attempted was:

mount -t vboxsf -o uid=`id -u vagrant`,gid=`getent group vagrant | cut -d: -f3` vagrant /vagrant
mount -t vboxsf -o uid=`id -u vagrant`,gid=`id -g vagrant` vagrant /vagrant

The error output from the last command was:

stdin: is not a tty
/sbin/mount.vboxsf: mounting failed with the error: Protocol error

Parece ser algum bug e que alguns ainda não conseguiram resolver (meu caso): https://github.com/mitchellh/vagrant/issues/3341

Alguma ajuda ?

Obrigado, abraços!

7 respostas

Bom dia Felippe.

Parece que nessa issue ele já traz o problema. Pelo que entendi, uma versão do VirtualBox pode estar com problemas em algumas distribuições de SO usando o Ubuntu 12.04 como gest.

Como solução eles colocaram esse link la na página da iusse

https://www.virtualbox.org/ticket/12879

Nele vai ver o pessoal recomendando uma iso do VirtualBox para resolver esse problema.

https://www.virtualbox.org/download/testcase/VBoxGuestAdditions_4.3.11-93070.iso

Verifica se isso pode resolver seu problema, caso não resolva, suba o vagrant com --debug para ver se no log traz mais alguma informação que consiga nos ajudar e posta aqui blz?

Abraço!

Fala Danilo, tudo certo ?

O link da ISO está quebrado! Tentei instalar o plugin vbguest e tambem criar o link como sugerido na issue, mas não teve jeito...

O log do debug não mostrou nenhuma coisa nova relacionado ao erro, veja só:

DEBUG ssh: Exit status: 0
DEBUG ssh: Re-using SSH connection.
 INFO ssh: Execute: mount -t vboxsf -o uid=`id -u vagrant`,gid=`getent group vagrant | cut -d: -f3` vagrant /vagrant (sudo=true)
DEBUG ssh: stderr: stdin: is not a tty

DEBUG ssh: stderr: /sbin/mount.vboxsf: mounting failed with the error
DEBUG ssh: stderr: : Protocol error

DEBUG ssh: Exit status: 1
DEBUG ssh: Re-using SSH connection.
 INFO ssh: Execute: mount -t vboxsf -o uid=`id -u vagrant`,gid=`id -g vagrant` vagrant /vagrant (sudo=true)
DEBUG ssh: stderr: stdin: is not a tty

DEBUG ssh: stderr: /sbin/mount.vboxsf: mounting failed with the error
DEBUG ssh: stderr: : Protocol error

Pelo que vi nos comentários realmente é um problema relacionado a dist do Ubuntu, vou testar uma box com CentOS(que é o que tem no meu servidor de produção hoje) e continuar o curso com ela pra ver se resolve...

Assim que conseguir retorno aqui, obrigado pela atenção!

Abraços

Apenas dando um retorno, alterar para o CentOS não resolveu o meu problema. Assim que encontrar a solução posto aqui.

Abraços

Cara, só por precaução, não que seja um problema, mas se poder executa os comandos which ssh e which rsync e posta o resultado. Normalmente em máquinas linux eles já vem instalados.

Eu tive um problema com conexão ssh no windows onde validei e vi que faltava o rsync. Normalmente eles ficam instalados dentro do /usr/bin/ssh ou /usr/bin/rsync.

Caso estejam ok vamos verificando mais possibilidades.

Abraço!

Fala Danilo! Estou com uma máquina windows e cygwin... O pacote rsync não estava instalado, instalei e continua na mesma!

Os caminhos exibidos são estes mesmo que você me passou.

Doidera!

Um erro que vi no meio do log agora foi:

An error occurred during installation of VirtualBox Guest Additions 5.0.17. Some functionality may not work as intended.
In most cases it is OK that the "Window System drivers" installation failed.

Vou continuar tentando, abraços!

Isso deve estar acontecendo, pois deve ter copiado só o rsync para dentro do diretório e não as dll que vem junto.

O que pode tentar também é reinstalar o Virtual box. Agora realmente parece ser algum erro dele mesmo.

Vou vendo aqui também, caso encontre algo te encaminho.

Abraço!

solução!

Amigos, achei o 'problema'!

O caminho para meus arquivos de configuração do Vagrant continha caracteres especiais (no caso era o nome do curso: Vagrant - Automatização e implementação de entrega contínua).

Parece ser uma coisa besta (da minha parte ?), mas era isso: removi o ' - Automatização e implementação de entrega contínua' e funcionou. Provavelmente algum problema de encoding na hora de syncar as pastas!

Agradeço ao Danilo pela disponibilidade em me ajudar.

Para quem passar pelo mesmo problema (Vagrant + cygwin) não esqueçam de marcar os pacotes 'openssh' e 'rsync' na instalação do cygwin.

Obrigado e abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software