Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Erro ao criar primeiro pod

Olá,

criei meu arquivo aplicacao.yaml mas, na hora de dar um kubectl create -f aplicacao.yaml ele da o erro abaixo:

error: error validating "aplicacao.yaml": error validating data: unknown object type schema.GroupVersionKind{Group:"", Version:"v1", Kind:"Pod"}; if you choose to ignore these errors, turn validation off with --validate=false

Dando um kubectl version ele mostra os dados abaixo:

Client Version: version.Info{Major:"1", Minor:"8", GitVersion:"v1.8.0", GitCommit:"6e937839ac04a38cac63e6a7a306c5d035fe7b0a", GitTreeState:"clean", BuildDate:"2017-09-28T22:57:57Z", GoVersion:"go1.8.3", Compiler:"gc", Platform:"linux/amd64"} Server Version: version.Info{Major:"1", Minor:"7", GitVersion:"v1.7.5", GitCommit:"17d7182a7ccbb167074be7a87f0a68bd00d58d97", GitTreeState:"clean", BuildDate:"2017-09-11T21:52:19Z", GoVersion:"go1.8.3", Compiler:"gc", Platform:"linux/amd64"}

9 respostas

Olá Jonatas,

Pela mensagem temos um erro de validação, provavelmente é algum espaço que está faltando, tente verificar se o seu arquivo estaria como o de baixo:

apiVersion: v1
kind: Pod
metadata:
  name: aplicacao
spec:
  containers:
    - name: container-aplicacao-loja
      image: rafanercessian/aplicacao-loja:v1
      ports:
       - containerPort: 80

Olá Rafael,

Então eu estava editando pelo vim para não ter esse perigo dos espaços, mesmo assim copiei o arquivo que você colocou ai em cima e colei no arquivo tendo cuidado para não deixar nenhum espaço, mesmo assim o erro contínua. Deixei os arquivos que criei nesse repositório do github:

https://github.com/jonatasoli/kubernetes-archives

Olá Jonatas,

Acredito que teríamos os seguintes problemas no arquivo deployment.yaml:

1-) O nome da api seria apps/v1beta1. No arquivo do github tem : a mais

2-) Depois do campo metadata do Pod devemos colocar a chave labels

3-) A chave name dos containers deve ter o símbolo - na frente.

Depois dessas correções, fiz o teste por aqui e consegui rodar. Segue código final

apiVersion: apps/v1beta1
kind: Deployment
metadata:
    name: aplicacao-deployment
spec:
    template:
        metadata:
          labels:
            name: aplicacao
        spec:
            containers:
              - name: container-aplicacao-loja
                image: rafanercessian/aplicacao-loja:v1
                ports:
                    - containerPort: 80

Olá Rafael,

Na verdade eu estava vendo o aplicacao.yaml e não o deployment.yaml, em todo o caso corrigi o arquivo e tentei rodar, porém está dando o mesmo erro.

será que poderia ser um problema com a versão do meu minikube? 0.22.1 eu vi no github que está na 0.22.3

solução!

Olá Rafael,

Realmente eu atualizei a versão do minikube e o problema foi resolvido, consegui executar os arquivos de configuração.

Como faz para atualizar o minikube? Eu to com o mesmo erro

error: error validating "aplicacao.yaml": error validating data: unknown object type schema.GroupVersionKind{Group:"", Version:"v1", Kind:"Pod"}; if you choose to ignore these errors, turn validation off with --validate=false

Eu usei o link abaixo:

https://kubernetes.io/docs/tasks/tools/install-minikube/

deu certo. Obrigado galera