Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Erro ao criar Consulta Nomeada - Autenticação

Olá, boa tarde!!

Ao clicar com o botão direito sobre a área vazia do DW SUCOS.dsv, e no menu suspenso clicar em "Nova Consulta Nomeada...", é apresentada uma caixa de diálogo "Senha Obrigatória", onde diz que é necessário um id e senha para se conectar ao DW SUCOS. Neste ponto, quando insiro o login "sa" e a senha, é aberta uma janela "Criar Consulta Nomeada", com uma mensagem pop-up com a mensagem "Falha de logon do usuário 'sa'.". Percebo que essa mensagem acontece somente na opção "Criar Consulta Nomeada", para a opção "Adicionar/Remover Tabelas" por exemplo, insiro o login e senha e a próxima janela abre normalmente.

Poderiam me ajudar?

Obrigado Luiz Palmeira

4 respostas

Oii Luiz, tudo bem com você?

Vou te pedir para fazer um teste, por gentileza:

  • No projeto OlapSucos, abra a pasta Fonte de Dados e dê o duplo clique em DW SUCOS.ds

Imgur

  • Vai abrir a seguinte janela, clique em Edit

Imgur

  • Deixe a sua conexão com a Autenticação do Windows, para que na hora de fazer a consulta nomeada, ele não peça para fazer o logon no banco de dados.

Imgur

Depois de editar a conexão, poderia fazer o teste da consulta nomeada, por favor?

Qualquer coisa me fala, tá bom? Ai veremos outra forma de solucionar o seu problema :)

Olá Maria. Estou bem, e você?

Maria, realizando os passos que você citou, funciona corretamente. Obrigado =) Contudo, vejo que essa não é uma solução correta, pois o usuário do SQL tem conexão normalmente ao banco de dados, e funciona em outras funcionalidades do Visual Studio. Outra questão, é que em um projeto real, não é utilizada a autenticação do Windows, e sim, um usuário para a aplicação.

Você saberia dizer como poderíamos corrigir o problema, sem trocar o usuário ou modo de autenticação?

Muito obrigado!!!

solução!

Luiz,

Eu alterei meu projeto para o modo de autenticação do SQL Server e recebo o mesmo erro. Realizei alguns testes, e um deles foi criar um usuário que não seja sysadmin e fazer o login no Visual Studio com ele. É retornado o mesmo erro.

Acredito que seja um bug do Visual Studio, porque o usuário que utilizei não é um 'sysadmin'. E acredito não ter uma solução a não ser alterar o modo de autenticação.

Seguindo a documentação teríamos que criar uma credencial para autenticar pelo user SA, segue os links:

1) https://support.microsoft.com/pt-br/help/956177/you-receive-an-exception-in-sql-server-2008-when-you-try-to-modify-the

2) https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/security/authentication-access/create-a-credential?view=sql-server-ver15

No mais, encontramos soluções como a que foi apresentada acima.

Desculpa por não ter ajudado nesse caso. Qualquer coisa estou sempre à disposição, tá bom :)

Está ok, Maria. Obrigado pelo retorno.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software