Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

13
respostas

Erro ao criar banco de dados

Ao criar o meu banco de dados está aparecendo o seguinte erro: Como solucionarei o problema ?

mysql> mysql -uroot -p
    -> create database controle_compras
    -> ;
ERROR 1064 (42000): You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'mysql -uroot -p
create database controle_compras' at line 1
mysql>
13 respostas

Oi Guilherme tudo bom?

Pelo o que eu pude perceber, parece que rolou uma repetição no login com o mysql:

mysql> mysql -uroot -p

Aqui já estamos com o mysql aberto. Podemos simplesmente usar o comando para criar o databse:

mysql> create database controle_compras;

André o erro retorna.

mysql> mysql -uroot -p
    -> create database controle_compras;
ERROR 1064 (42000): You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'mysql -uroot -p
mysql>

André o erro retorna.

mysql> mysql -uroot -p
    -> create database controle_compras;
mysql>

Tenta sem o mysql -uroot -p:

create database controle_compras;

Ainda se mantem o mesmo erro:

mysql> create database controle_compras;
ERROR 1007 (HY000): Can't create database 'controle_compras'; database exists
mysql>

Não sei se é referente a instalação do SQL pois ele ocorre sempre quando uso a variável ;

Tenta rodar o comando:

show databases;

Se você encontrar na lista de resultados a database controle_compras é porque ela já foi criada.

Para acessar essa database, você pode utilizar o comando:

use controle_compras;

Estou com o seguinte erro.

Tem ideia ?

INSERT INTO COMPRAS (VALOR, DATA, OBSERVACOES) VALUES (1500.0, '2014-05-14', Geladeira nova quebrou');
    '> insert into compras (valor. data. recebido. observacoes) values (1500.0 '2014-05-14'. 1 . 'geladeira nova pq a velha quebrou');
    '>
    '>  SELECT VALOR * from compras;
    '> select valor * form compras;
    '> INSERT INTO COMPRAS (VALOR, DATA, OBSERVACOES) VALUES (1500.0, '2014-05-14', Geladeira nova quebrou');
ERROR 1064 (42000): You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'nova quebrou');
insert into compras (valor. data. recebido. observacoes) values ' at line 1
mysql>  SELECT VALOR * from compras;
ERROR 1064 (42000): You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'from compras' at line 1
mysql> select valor * form compras;
ERROR 1054 (42S22): Unknown column 'valor' in 'field list'
mysql>

Olá Guilherme,

Realmente deve ser algum problema com a instalação do MySQL. Você está utilizando em que plataforma?

Grande abs.,

Cuidados com as aspas, olha melhor,

Magno , estou usando o MySQL 5.7 Command Line Client , aconselha algum outro ?

Está dando o erro de coluna desconhecida.

select valor form compras; ....seu select está errado, vc esta passando o campo valor e o asterisco, retire o ou o valor, se mesmo assim continuar o erro verifique o nome das suas colunas.

Olá Guilherme.

Realmente, não sei o porque vc não está conseguindo criar o database no MySQL. O que eu poderia sugerir é o que eu fiz aqui. Como também faço alguns programas em php, tente instalar o xampp, (possui o passo a passo no curso de PHP). O único detalhe é que, quando você for procurar para abrir o mysql pelo Command Line, você precisará acessar a pasta mysql/bin que estará dentro da pasta do xampp.

Tente fazer desta forma e nos fale se resolveu o problema. Só não esqueça de antes de chamar o mysql, startar o xampp.

Espero ter ajudado! Grande abs.