Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

erro ao criar a tabela de vendedores

Tentei criar a tabela de vendedores e deu erro. Copiei exatamente o código do instrutor:

CREATE TABLE TABELA_DE_VENDEDORES (
     MATRICULA varchar(5),
     NOME varchar(100),
     PERCENTUAL_COMISSAO float
);

ALTER TABLE TABELA_DE_VENDEDORES ADD CONSTRAINT PK_TABELA_DE_VENDEDORES PRIMARY KEY (MATRICULA);

e retorna o seguinte erro

Erro a partir da linha : 7 no comando -
ALTER TABLE TABELA_DE_VENDEDORES ADD CONSTRAINT PK_TABELA_DE_VENDEDORES PRIMARY KEY (MATRICULA)
Relatório de erros -
ORA-00942: a tabela ou view não existe
00942. 00000 -  "table or view does not exist"
*Cause:    
*Action:
2 respostas
solução!

Olá Ricardo, tudo bem?

Bem estranho esse seu problema Ricardo, pois o erro indica que a tabela ainda não existi e você executou o comando de criação antes de realizar a alteração.

Então você poderia fazer as seguintes verificações:

  • No meu lateral conexões, você clica em atualizar, em seguida seleciona a conexão, tabelas e localiza a TABELA_DE_VENDEDORES:

verificar se a tabela foi criada

Se a tabela ainda não existir, você tenta criar a tabela novamente e em seguida realiza a alteração(Executando os comandos separados).

  • Se a tabela já existir, como ainda não foi inserido nenhum dado, você exclui a tabela e em seguida cria novamente e realiza a alteração(Executando os comandos separados):

  • Você pode excluir a tabela clicando com o botão direito do mouse sobre ela, seleciona tabela e eliminar:

excluindo tabela

Ou executando o comando:

DROP TABLE Nome_da_Tabela;

OBS.: Estou indicando a utilização do comando DROP, pelo fato de sua tabela ainda estar vazia, mas esse comando deve ser utilizado com muito cuidado, principalmente quando o banco já estiver com dados.

Fala pra gente se funcionou!

Danielle,

Fiz o mesmo comando

CREATE TABLE TABELA_DE_VENDEDORES (
    MATRICULA varchar(5),
    NOME varchar(100),
    PERCENTUAL_COMISSAO float
);

ALTER TABLE TABELA_DE_VENDEDORES ADD CONSTRAINT PK_TABELA_DE_VENDEDORES 
PRIMARY KEY (MATRICULA);

Agora deu certo. Acredito que na primeira vez eu não selecionei tudo, apenas deixei o cursor na linha do ALTER TABLE então ele tentou alterar uma tabela que não existia.

Em outras IDEs a gente manda executar tudo sem precisar selecionar, acho que foi a força do hábito.

Mais uma vez muito obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software