Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Erro ao criar a tabela

Olá, ao executar o comando create, retornou o seguinte erro:

d:\Desenvolvimento\workspace-php\alura\doctrine-alura>vendor\bin\doctrine.bat orm:schema-tool:create

! [CAUTION] This operation should not be executed in a production environment!

Creating database schema...

In ToolsException.php line 34:

Schema-Tool failed with Error 'An exception occurred in driver: could not find driver' while executing DDL: CREATE TABLE Aluno (id INTEGER PRIMARY KEY AUTOINCREMENT NOT NULL, nome VARCHAR(255) NOT NULL)

In AbstractSQLiteDriver.php line 70:

An exception occurred in driver: could not find driver

In PDOConnection.php line 31:

could not find driver

In PDOConnection.php line 27:

could not find driver

orm:schema-tool:create [--dump-sql]
10 respostas

Olá, Ivan.

Na pasta onde você extraiu o PHP, há um arquivo com o nome de php.ini-development. Renomeie-o para php.ini e abra-o em qualquer editor de texto.

Com ele aberto, remova o ; da linha que contenha ;extension=pdo_sqlite. Feito isso, só salvar o arquivo e ser feliz.

:-D

Olá Vinicius,

fiz o que você recomendou, mas percebi que o arquivo doctrine.bat não foi criado.

Como assim, Ivan?

Na sua dúvida original você já estava conseguindo rodar o comando.

Pois é professor, devo ter feito alguma coisa errada ou foi criado em outra pasta... De qualquer maneira, tive que formatar a máquina e aproveitei fiz a instalação do PHP. Ja alterei o php.ini e aparentemente já está ok.

Vou reinstalar o composer e irei rever as aulas para criar o banco com o doctrine.

Veja o --version:

PHP 7.2.19 (cli) (built: May 29 2019 14:00:34) ( NTS MSVC15 (Visual C++ 2017) x64 )
Copyright (c) 1997-2018 The PHP Group
Zend Engine v3.2.0, Copyright (c) 1998-2018 Zend Technologies

Professor, o que eu posso ter esquecido de instalar?

composer autodump

[Symfony\Component\Console\Exception\CommandNotFoundException]
  Command "autodump" is not defined.

Tem esse outro aviso:

Your requirements could not be resolved to an installable set of packages.

Problem 1
    - mpdf/mpdf v7.1.9 requires ext-gd * -> the requested PHP extension gd is missing from your system.
    - mpdf/mpdf v7.1.8 requires ext-gd * -> the requested PHP extension gd is missing from your system.
    - mpdf/mpdf v7.1.7 requires ext-gd * -> the requested PHP extension gd is missing from your system.
    - mpdf/mpdf v7.1.7 requires ext-gd * -> the requested PHP extension gd is missing from your system.
    - Installation request for mpdf/mpdf ^7.1.7 -> satisfiable by mpdf/mpdf[v7.1.7, v7.1.8, v7.1.9].

To enable extensions, verify that they are enabled in your .ini files:
    - D:\php72\php.ini
  You can also run `php --ini` inside terminal to see which files are used by PHP in CLI mode.

Fala, Ivan!

Deixa eu entender melhor. Você formatou sua máquina? E recomeçou o processo?

O comando autodump não existe. Você quis fazer o dumpautoload?

Quanto ao último erro, você está tentando instalar a biblioteca mpdf. Por que?

Sim, formatei a máquina. Parece que a versão mais nova do Windows 10 exige executar o cmd como administrador. Antes não precisava.

Ai consegui instalar o composer, mas ao instalar um componente, reclama do PHP.ini.

O mPDF era para eu tentar fazer um relatório. Estou procurando alguma ferramenta ou componente que facilite relatórios em vez de fazer com HTML .

solução!

Ah sim, Ivan.

Aí a dúvida não é sobre o curso de Doctrine, então teria sido legal abrir um novo tópico, mas vamos lá.

Basta fazer o mesmo processo que eu comentei na primeira resposta, mas para a biblioteca GD, ou seja, descomentar a linha extension=gd.

;-)

Obrigado Professor, funcionou! Eu uso o Xampp e essas configurações não são necessárias nele. Ainda sou muito noob fora do Xampp e VS Code.

Quanto ao mPdf, me desculpe. Da próxima vez, abro em separado.