3
respostas

Erro ao conectar no banco de dados

Boa noite! Preciso de uma ajuda. Depois de desligar o PC ao religar e tentar conectar no banco retorna o erro abaixo, verifiquei que este é um erro comum e que existem várias soluções, tentei diversas e não consegui conectar. Se eu desinstalar e instalar novamente funciona, mas se eu desligar o PC ao ligar e tentar conectar retorna o mesmo erro.

O nome do host e porta estão iguais no SQL Devoloper e arquivo tnsnames.ora. Qual a causa desse problema e com consigo resolver?

Ocorreu um erro ao executar a operação solicitada: Erro de ES: The Network Adapter could not establish the connection (CONNECTION_ID=G+n3uLS0Q2eV3QguZ4aSrg==) Código de fornecedor 17002

3 respostas

Olá Renato, tudo bem?

Você poderia disponibilizar mais detalhes do seu problema?

  • Você consegue acessar pela linha de comando normalmente?

  • Você poderia verificar quais os serviços do Oracle estão em execução?

Serviços do windows

Caso precise, você pode tirar um print ,upar no Imgur e disponibilizar o link aqui, assim posso ver a imagem.

Caso você tenha dúvida de como acessar os serviços do Windows é só falar.

Aguardo o seu retorno!

Você consegue acessar pela linha de comando normalmente?

Seria pelo SQLPlus? Se sim, consigo acessar normal.

Você poderia verificar quais os serviços do Oracle estão em execução?

Disponibilizei as imagens no link: https://imgur.com/a/0CBp6s1 Me confirma se consegue visualizar?

Obrigado pela ajuda e agilidade.

Certo Renato, como você está acessando normalmente pelo SQL Plus, não deveria ter problemas para acessar pelo SQL Developer, então vamos realizar mais algumas verificações.

  • Indico que você reinicie os serviços que já estão em execução e inicie o serviço OracleOraDB18Home1TNSListener e em seguida tente acessar novamente.
  • Caso o erro continue, poderia disponibilizar as informações dos seus arquivos tnsnames.ora e listener.ora ?
  • Poderia disponibilizar também um print das informações da sua conexão?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software