Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Erro ao Conectar com o MQTT Broker

Boa noite.

Estou com um grande problema: Já realizei diversos testes e identifiquei que minha aplicação não consegue se conectar com o broker "eclipse".

Já baixei os arquivos da última aula, alterei os dados de rede, e nada... OBS: O problema não é a conexão com a rede, com a rede meu ESP8266 conecta (utilizei alguns sketches de teste para verificar a conexão, e ele conecta e apresenta IP normalmente). Então creio que meu problema está na conexão com o mqtt.

Já desinstalei e apaguei tudo sobre a ide arduino, baixei novamente e instalei as bibliotecas novamente, e o erro persiste.

Na aplicação física, só aparece no display: "Conectando....." (porém, está conectado a rede pois aparece um ip na minha rede do esp, então creio que o problema é o mqtt).

Alguém poderia dar um "help" para solucionar?

Forte abraço.

1 resposta
solução!

Depois de muito pesquisar, acho que solucionei o problema.

Realmente o problema era a conexão com o server Eclipse (iot.eclipse.org).

No início, imaginava que este era o problema mesmo, então testei outro servidor em nuvem, e deu problema novamente (MUITA COINCIDÊNCIA).

Depois de muito persistir, reinstalar tudo, remontar circuito e reprogramar o ESP8266, decidi olhar a biblioteca do "PubSubClient" onde tinha um exemplo de mqtt com esp8266 indicando o seguinte broker:

broker.mqtt-dashboard.com

Para minha surpresa, FUNCIONOU!

Então, fica a dica galera!!!! Caso não conecte ao broker, recomendo:

  • Testar conexão wifi (existem vários templates que testam, inclusive da própria biblioteca do ESP);
  • Conferir bibliotecas;
  • Testar outros servidores em nuvem;
  • Revisar conexões;

Desde já, agradeço e espero que este tópico ajude quem mais precisar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software