Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro ao conectar ao MySql via Intellij

Estou realizando o curso de Spring Boot 3: desenvolva uma api rest java. Na lição de Spring Data JPA e atividade Adicionando dependências inclui todas sem erro, instalei o MySQL, aparentemente funcionando normalmente, conforme o tutorial da plataforma, entretanto, quando tento executar o comando mysql -u root -p ele consta um erro.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Abaixo, seguem telas do MySQL e da tela de Settings do Intellij.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Oi Cleiton!

O problema é para acessar pelo terminal, podendo ser por conta de estar faltando configurar a variável de ambiente no windows.

Mas isso não é impeditivo, pois você tem o MySQL Workbench instalado e pode o utilizar para criar o banco e acessar as tabelas ;)

Oii Cleiton, tudo bem?

Eu tive o mesmo problema. Tenta fazer o seguinte: pesquisa no Windows por Editar variáveis de ambiente, seleciona "Variáveis de ambiente" no canto inferior direito e verifica a variável Path. O caminho de onde o Mysql foi instalado deve estar lá. No meu caso, adicionei C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 8.0\bin. Para saber se o seu caminho é igual, recomendo ir nos programas instalados e conferir.

Depois de fazer isso, é só dar ok em todas as janelas abertas e reiniciar o Intellij.

Espero ter ajudado! Caso queira mais detalhes, eu tinha conferido esse tópico aqui: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-nao-consigo-executar-o-mysql-no-cmd-25265.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!