Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro ao conectar

O meu está apresentando o mesmo erro dos outros dois tópicos, porém as instruções que existem neles não funcionaram aqui. O serviço OracleServiceXE não existe aqui e o tnsnames.ora tem apenas o ORACLR_CONNECTION_DATA, não tem o XE e o LISTENER_XE (tentei tambem adiciona-los mas o erro persiste).

2 respostas

Olá Newton, tudo bem?

Poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente para que eu possa entender melhor o que está acontecendo, qual a versão do Oracle está utilizando ? Ocorreu algum erro no momento da instalação do Oracle? Qual é a versão do seu sistema operacional? Quais são os serviços Oracle que existem na sua máquina ? Poderia colocar imagens no imgur e colocar os links aqui pra gente poder verificar. Foram criados os dois arquivos o tnsnames.ora e listener.ora, e apenas as informações de conexão que não foram criadas? O erro ocorre quando tenta criar a conexão com o banco de dados no SQL Developer? Poderia disponibilizar também o erro para sabermos de qual se trata?

Aguardo o seu retorno!

solução!

Olá Danielle, consegui resolver.

Refiz toda a instalação e funcionou, as coisas que fiz de diferente foi, antes de instalar, desinstalar qualquer versão do Java que eu já tinha e me certificar de instalar o Oracle XE e o SQL Developer no mesmo mesmo disco, diferente do que eu tinha feito anteriromente.

Obrigado pela atenção.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software