Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Erro ao conectar

Quando tento conectar no Oracle SQL Developer, ocorre erro:

Ocorreu um erro ao executar a operação solicitada:

Erro de ES: The Network Adapter could not establish the connection

Código de fornecedor 17002

Não sei se tem relação, mas não permite eu iniciar o serviço OracleOraDB18Home1TNSListener. Ocorre mensagem:

O serviço OracleOraDB18Home1TNSListener em Computador local foi iniciado e interrompido. Alguns serviços são interrompidos automaticamente se não estiverem sendo usados por outros serviços ou programas.

Mas não consigo resolver.

5 respostas

O listener não está ativo, entre no diretório - via prompt- $ORACLE_HOME/bin e executar o comando lsnrctl status veja se está de pé ,se não, digite lsnrctl status .

Caso caia novamente verifique se “ORACLE_HOME” está definida. Clique no menu iniciar, botão direito em Computador e Propriedades. Depois selecionei Configurações avançadas do sistema e na aba Avançado em Variáveis de Ambiente. Em Variáveis do sistema eu cliquei em Novo e veja se %ORACLE_HOME% e o caminho estão certos !

Olá Ludgero, tudo bem?

Você realizou os procedimentos que o Igor informou? Se sim, poderia disponibilizar qual foi o retorno do comando lsnrctl status, disponibilizar também as configurações que estão nos arquivos de tnsnames.ora e listener.ora para verificarmos como esta a configuração. Aguardo o seu retorno!

Antes de você enviar isso, tentei desinstalar para instalar novamente, porém agora diz que o Oracle XE Database já está instalado. Excluir as chaves no regedit, em Software e system, tirei do Variaveis do ambiente do computador, exclui pasta do C:, exclui grupos com prefixo ORA no lusrmgr.msc, porém usuario eu não exclui, pois estava no meu, mas dando duplo clique, tem membro de, e tinha os grupos do Oracle, só exclui os grupos. Tem outro lugar que possa ter arquivos?

solução!

Olá Ludgero, você pode seguir esse passo a passo para verificar se realmente removeu o Oracle completamente:

1. Desinstale o Oracle;

2. Abra o Editor de Registro do Windows;

3. Exclua a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Oracle;

4. Se você estiver usando um Windows 64-bits, exclua também a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Wow6432Node/Oracle;

5. Exclua todas as referências para serviços Oracle dentro desta parte do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services;

6. Reinicie o seu computador;

7. Exclua a pasta "C:\Oracle", ou a pasta configurada como ORACLE_BASE;

8. Exclua a pasta "C:\Program Files\Oracle";

9.Exclua a pasta do Oracle do menu iniciar;

10. Esvazie a pasta "C:\Temp";

11. Esvazie a Lixeira.

Tenha cuidado ao editar os registros do Windows, para não excluir os registros errados. Em seguida tente instalar novamente o Oracle XE Database.

Deu certo. Só desinstalei, exclui todos arquivos, instalei novamente e conectou normalmente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software