Olá pessoal, alguém me da uma luz por favor ? Bom, ao compilar o jogo acabei me deparando com o seguinte erro:
C:\Users\wwwan\Documents\logica\linguagem_C\fogefoge>gcc fogefoge.c -o fogefoge.exe
C:\Users\wwwan\AppData\Local\Temp\ccwEqWNt.o:fogefoge.c:(.text+0x16a): undefined reference to `lemapa'
C:\Users\wwwan\AppData\Local\Temp\ccwEqWNt.o:fogefoge.c:(.text+0x186): undefined reference to `encontra_mapa'
C:\Users\wwwan\AppData\Local\Temp\ccwEqWNt.o:fogefoge.c:(.text+0x192): undefined reference to `imprimemapa'
C:\Users\wwwan\AppData\Local\Temp\ccwEqWNt.o:fogefoge.c:(.text+0x1cb): undefined reference to `liberamapa'
collect2.exe: error: ld returned 1 exit status
Minhas linhas de código tá assim, será que tem algum erro ?
fogefoge.c
#include <stdio.h>
#include <locale.h>
#include <stdlib.h>
#include "fogefoge.h"
#include "mapa.h"
MAPA m;
POSICAO heroi;
//Função para finalizar o jogo, 'provisoria'
int acabou(){
return 0;
}
//Função que move o @.
void move(char direcao) {
if(direcao != 'a' &&
direcao != 'w' &&
direcao != 's' &&
direcao != 'd')
return;
m.matriz[heroi.x][heroi.y] = '.';
switch(direcao) {
case 'a':
m.matriz[heroi.x] [heroi.y-1] = '@';
heroi.y--;
break;
case 'w':
m.matriz[heroi.x-1] [heroi.y] = '@';
heroi.x--;
break;
case 's':
m.matriz[heroi.x+1] [heroi.y] = '@';
heroi.x++;
break;
case 'd':
m.matriz[heroi.x] [heroi.y+1] = '@';
heroi.y++;
break;
}
}
int main() {
setlocale (LC_ALL, "portuguese");
lemapa(&m);
encontra_mapa(&m, &heroi, '@');
do {
imprimemapa(&m);
char comando;
scanf(" %c", &comando);
move(comando);
} while (!acabou());
liberamapa(&m);
}
mapa.c
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "mapa.h"
//Função que encontra a posição do @
void encontra_mapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c) {
for(int i = 0; i < m->linhas; i++){
for(int j = 0; j < m->colunas; j++){
if(m->matriz[i][j] == c){
p->x = i;
p->y = j;
break;
}
}
}
}
//Função para ler o mapa
void lemapa(MAPA* m) {
FILE* f;
f = fopen("mapa.txt", "r");
if(f == 0) {
printf("ERRO na leitura do mapa.\n");
exit(1);
}
fscanf(f, "%d %d", &(m->linhas), &(m->colunas));
alocamapa(m);
for(int i = 0; i < m->linhas; i++){
fscanf(f, "%s", m->matriz[i]);
}
fclose(f);
}
//Função malloc
void alocamapa(MAPA* m) {
m->matriz = malloc(sizeof(char*) * m->linhas);
for(int i = 0; i < m->linhas; i++){
m->matriz[i] = malloc(sizeof(char) * m->colunas + 1);
}
}
//Função para liberar o mapa e a função malloc
void liberamapa(MAPA* m) {
for(int i = 0; i < m->linhas; i++){
free(m->matriz[i]);
}
free(m->matriz);
}
//Função que imprime o mapa na tela.
void imprimemapa(MAPA* m) {
for(int i = 0; i < m->linhas; i++){
printf("%s\n", m->matriz[i]);
}
}
mapa.h
struct mapa
{
char **matriz;
int linhas;
int colunas;
};
typedef struct mapa MAPA;
struct posicao
{
int x;
int y;
};
typedef struct posicao POSICAO;
void lemapa(MAPA *m);
void alocamapa(MAPA *m);
void liberamapa(MAPA *m);
void imprimemapa(MAPA *m);
void encontra_mapa(MAPA *m, POSICAO *p, char c);