Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Erro ao compilar no cmd

Boa Tarde, estou considerando o arquivo no diretorio certo, porem aparece que não encontra ele Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Oii, Marcelo! Tudo bem?

Essa mensagem de erro significa que o compilador não está encontrando o arquivo teste.c. Tendo isso mente, revise alguns pontos em seu projeto, por favor:

• Certifique-se que está no diretório do arquivo antes de executar o comando para compilar.
  • Reveja se o arquivo do código está em seu diretório, se estiver em outro será preciso movê-lo para o qual está trabalhando ou indicar o caminho certo.
  • Analise a gramática, erros de sintaxe pode retornar o erro.

Além disso, pode ter ocorrido algum erro na hora de instalar e configurar o compilador, para verificar se está tudo certo, use o comando no cmd:

gcc --version

Caso o GCC estiver instalado corretamente, ele deve retornar a versão do GCC que você está usando.

Espero que as dicas te ajude. Continue interagindo no fórum compartilhando suas dúvidas, sugestões e feedbacks.

Bons estudos, Marcelo!

Estou bem sim e a senhora? Eu estou no diretorio correto e esta tudo instalado (GCC), porem da o mesmo erro

Estou bem sim e a senhora? Esta tudo instado corretamente e eu estou no diretorio correto. Porem mesmo assim continua com esse erro Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oii, Marcelo! Tudo bem?

Nos prints que você disponibilizou, podemos perceber que o caminho do diretório não está correto.

O caminho que você precisa estar é parecido com este:

Captura de tela mostrando o caminho do diretório do aluno, no qual ele precisa estar para executar a compilaçao. O caminho é: C:\Users\Larissa\OneDrive\Documentos\Alura\C>gcc teste.c -o teste,exce Porém, você está nesse:

Captura de tela mostrando o caminho do diretório em que o aluno está, o que está gerando erro. O caminho é: C:\MinGW\bin>gcc teste.c -o teste.exe.

Recomendo que altere o caminho e para fazer isso, acompanhe os passos:

• Vá até o campo de "Pesquisar/Explorador" do Windows;
  • Digite o nome da pasta no campo de busca;
  • Copie o caminho do diretório correto.
  • Em seguida, cole o caminho no prompt e digite o comando:
cd

Feito isso, você estará no local certo para prosseguir com as suas aulas.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Bons estudos, Marcelo!

solução!

Grande Marcelo, Tudo bem? espero que sim!

Para compilar o arquivo vc deve:

• ou executar o comando de compilação no MESMO diretório que o arquivo está

Exemplo :

tenho um arquivo "teste.c" no diretório "~/projeto"

eu tenho que ir EXATAMENTE nesse diretório e executar o comando:

gcc teste.c -o teste.exe

ou posso fazer também o seguinte:

• passar o caminho do arquivo para o compilador

Exemplo :

Quero compilar o mesmo arquivo, mas estou em um diretório genérico, daí eu uso:

(Linux)

gcc ~/projeto/teste.c -o teste.exe

Vale lembrar que o compilador cria o executável no diretório que vc executa o comando, ou seja, nessa segunda opção, vc irá criar o executável no diretório que vc está atualmente.

Eu uso o Linux no meu PC, daí não sei bem como executar os comandos no Windows, mas a lógica é a mesma!

Espero ter ajudado! :)