3
respostas

Erro ao colocar o comando git add . ou git add <nome do arquivo>

Boa tarde galera

Estou começando o curso do Git e GitHub, criei uma pasta dentro dos "MeusDocumentos/Danka/GiteGitHub", dei um "git init" e até aí tudo certo. Criei um arquivo "index.html" e salvei ele dentro da pasta. mas na hora de add ele, não consigo, aparece esse erro:

computador@computador-PC MINGW32 ~/Meus documentos/Danka/Git e GitHub (master) $ git init Reinitialized existing Git repository in C:/Users/computador/Projetos Danka/.git/

computador@computador-PC MINGW32 ~/Meus documentos/Danka/Git e GitHub (master) $ git status On branch master

No commits yet

nothing to commit (create/copy files and use "git add" to track)

computador@computador-PC MINGW32 ~/Meus documentos/Danka/Git e GitHub (master) $ dir index.html

computador@computador-PC MINGW32 ~/Meus documentos/Danka/Git e GitHub (master) $ git add index.html fatal: pathspec 'index.html' did not match any files

computador@computador-PC MINGW32 ~/Meus documentos/Danka/Git e GitHub (master) $ git add index fatal: pathspec 'index' did not match any files

Alguém sabe me explicar o que estou fazendo de errado?

3 respostas

Olá Dankaerte, tudo bem?

O git não está encontrando o seu arquivo ìndex.html, pois ao fazer o comando git status, ele não listou ele. Deveria vir dessa forma:

GitBash com o comando git status, tendo como resultado On branch master No commits yet Untracked files: (use "git add 'file'..." to include in what will be committed) index.html nothing added to commit but untracked files present (use "git add" to track)

Note que no exemplo acima, ele solicita adicionar o arquivo index.html

Para solucionar isso, peço que confira o arquivo index.html no seu diretório '~/Meus documentos/Danka/Git e GitHub'. Em seguida, no terminal ou GitBash, tente adicionar novamente com:

git add index.html

Ou com o comando utilizado para adicionar todos os arquivos do repositório de uma só vez:

git add .

Caso continuar dando erro, você poderia compartilhar comigo um print do seu diretório '~/Meus documentos/Danka/Git e GitHub'? Dessa forma vou poder me contextualizar melhor do que está acontecendo com o arquivo e poderei lhe auxiliar da melhor maneira.

Para tirar um print da tela e postar aqui no fórum, basta seguir esses passos:

1) Fazer o print da tela do seu computador e salvar a imagem;

2) Voltar ao fórum e fazer o upload da imagem clicando no ícone definido como Upload de Imagem. Inserir o print e publicar.

Barra de opções aqui do fórum, ressaltando o botão de 'Upload de imagem'

Espero que tenha ajudado e, qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄


Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Camila, tudo bem sim e com você?

Segue os prints da pasta onde está o arquivo html, o print do html e o print do git... no git quando dou o comando "git add ." ele executa como estivesse tudo ok, mas quando dou o comando "git status" é como se ele não monitorasse nenhum arquivo.... e se dou o comando "dir" o arquivo html está na pasta!

![Essas é a imagem da pasta onde está o index.html] (https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/890086/02f7abac-d0a6-4007-bf3d-b4608e511a25.jpg)

![Esse é o arquivo html] (https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/890086/6512443b-08a1-49ec-a012-078333f87ae1.jpg)

![Aqui é a tela do git] (https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/890086/f9d11030-2b80-4145-8791-889bf9a90562.jpg)

Olá Dankaerte, tudo joia! Obrigada por perguntar 😊

Sinto muito pela demora no retorno!

Bem estranho esse erro, pois pelo o que notei nos prints, você está fazendo tudo certinho e o Git continua não reconhecendo o seu arquivo index.html

Vou te indicar duas possíveis soluções, ok!?

Primeiro, no GitBash, tente adicionar o arquivo no Git junto com o endereço do diretório, dessa forma:

git add 'C:Users/computador/Documents/Danka/Git e GitHub/index.html'

Obs.: confere se seu diretório está nomeado dessa forma mesmo.

Segundo, caso continuar dando erro, delete o arquivo index.html e o diretório oculto .git e volte novamente na parte de criação do mesmo.

O diretório oculto .git é criado quando você faz o comando git init, para vê-lo para excluir, vá em Exibir na barra superior do Explorador de Arquivos e em seguida, marque a opção Itens ocultos:

Explorador de Arquivos no diretório teste-forum, onde se tem o número 1 em destaque em Exibir na barra superior, em seguida o número 2 em Itens ocultos selecionado e por fim, com o número 3, está em destaque o diretório .git

Excluindo os dois, volte na etapa de criação do diretório Git e GitHub e do arquivo index.html, em seguida abra o GitBash no diretório com o comando cd '~/Documents/Danka/Git e GitHub', inicie o Git com git init e volte no mesmo passo a passo que você enviou aqui.

Espero que agora dê certo e, qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄