Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
15
respostas

Erro ao carregar tabela cliente

Boa noite,

Não consigo carregar a planilha com os dados dos clientes, mesmo tendo seguido todos os passos descritos pelo instrutor. Abaixo segue o erro que ocorre:

Could not retrieve the table information for the connection manager 'Excel Connection Manager'. Object reference not set to an instance of an object.

Obrigado

15 respostas

Oi Eduardo! Como vai?

O erro provavelmente está no caminho que você está colocando como referência para o arquivo.

Verifique o que colocou na imagem abaixo: clique em procurar novamente e selecione o arquivo desejado.

Verifique também se o arquivo está no formato certo, e alocado numa pasta que você tenha permissão (caso não seja o administrador da conta).

Me avise se conseguiu e bons estudos!

Ola, Estou com o mesmo problema e do amigo e o caminho está certo. Uso o Windows Server 2016 x64.

Olá Victor e Eduardo!

Vou tentar ajudar vocês com algumas considerações:

1) Se você não for o administrador do computador, precisa verificar se é uma pasta a qual tem acesso, ou executar a ferramenta como administrador.

2) É importante que o arquivo de excel esteja fechado quando você for fazer conexão.

3) Atente-se a versão do excel que você está utilizando, e qual opção você selecionou no quadro acima.

4) Se o SSIS for antigo, só suportará versões mais antigas do excel.

5) No caso de uso da versão de 64 bits, verifique se o driver instalado também é para versões 64 bits. No caso de 32 bits, verifique se tudo está instalado para 32 bits.

Espero que ajude!

Pessoal, esse problema está vinculado a um bug do conector de dados do SSIS e Excel, tem uma aula que o professor pede para instalar o executável do access, mas nem sempre funciona também.

O meu também está com o mesmo problema, mesmo instalando o driver.

A mensagem que aparece no meu é a seguinte:

Não foi possível recuperar as informações da tabela para o gerenciador de conexões "Gerenciador de Conexões do Excel". Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.

Estou enfrentando o mesmo problema! Já tentei tanto a versão de 32-bits quanto 64-bits, instalando também os respectivos drivers ACE, porém sem êxito também.

Oi Pessoal!

To suspeitando que possa ter a ver com a versão do ssdt, vou verificar as novas atualizações e ver se é um erro comum.

Retorno em breve,

Pessoal, tudo bem?

Podem testar uma coisa pra mim?

No curso seguinte da formação, OLAP, o professor disponibiliza um arquivo, com o backup do que foi feito até então. Nesse link que vou colocar aqui, ele ensina a restaurar o banco de dados.

Gostaria que vocês fizessem essa aula, restaurassem o banco de dados,e verificassem se a carga da dimensão cliente funciona nesse backup.

Segue o link:

https://cursos.alura.com.br/course/business-intelligence-olap-sql-server/task/35420

Espero a resposta de vocês!

Olá, Marina!

Fiz a restauração do projeto do SSIS e o erro persiste (até aparece a planilha CLIENTE do arquivo Excel selecionada, porém se abro o combo box para seleção, dá o mesmo erro mencionado anteriormente pelo pessoal).

Obrigado!

Oi Marcos!

Obrigada pelo teste!

Acredito que seja algum problema de incompatibilidade entre versões mesmo, seja do arquivo ou das ferramentas.

Dada a situação, encaminhei a questão para o time de contéudo para que entrem em contato com o professor, revisem o conteúdo e discorram sobre uma solução.

Até lá vou pequisando sobre o assunto, e se encontrar alguma coisa atualizo vocês por aqui!

O projeto de vocês apresentou algum problema com importação de arquivos csv?

Para continuar a acompanhar o curso, vocês podem tentar salvar o arquivo num formato csv, e importá-lo no lugar do xls.

Ou mesmo tentar instalar uma versão mais antiga do SSDT.

Espero que ajude! Retorno em breve!

Olá, Marina!

Muito obrigado pelo retorno! No meu caso, consegui utilizar a planilha salvando-a como .csv e utilizando como Flat File na opção de origem. Creio que seja um bom workaround para dar sequência ao curso.

Obrigado!

Marcos Paulo, valeu pela dica. Segui essas orientações e também consegui dar sequência, obrigado.

Boa noite pessoal

Também recorri a uma solução alternativa, pois mesmo seguindo todas as orientações não consegui carregar a planilha. Criei uma tabela no banco de dados, importei o conteúdo do arquivo para essa tabela e segui a partir daí.

solução!

Oi Pessoal!

Confiram mais sobre como lidar com o problema no link abaixo:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-resposta-da-moderadora-problemas-em-conectar-arquivos-xls-94888