Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
15
respostas

Erro ao carregar tabela cliente

Boa noite,

Não consigo carregar a planilha com os dados dos clientes, mesmo tendo seguido todos os passos descritos pelo instrutor. Abaixo segue o erro que ocorre:

Could not retrieve the table information for the connection manager 'Excel Connection Manager'. Object reference not set to an instance of an object.

Obrigado

15 respostas

Oi Eduardo! Como vai?

O erro provavelmente está no caminho que você está colocando como referência para o arquivo.

Verifique o que colocou na imagem abaixo: clique em procurar novamente e selecione o arquivo desejado.

Verifique também se o arquivo está no formato certo, e alocado numa pasta que você tenha permissão (caso não seja o administrador da conta).

Me avise se conseguiu e bons estudos!

Ola, Estou com o mesmo problema e do amigo e o caminho está certo. Uso o Windows Server 2016 x64.

Olá Victor e Eduardo!

Vou tentar ajudar vocês com algumas considerações:

1) Se você não for o administrador do computador, precisa verificar se é uma pasta a qual tem acesso, ou executar a ferramenta como administrador.

2) É importante que o arquivo de excel esteja fechado quando você for fazer conexão.

3) Atente-se a versão do excel que você está utilizando, e qual opção você selecionou no quadro acima.

4) Se o SSIS for antigo, só suportará versões mais antigas do excel.

5) No caso de uso da versão de 64 bits, verifique se o driver instalado também é para versões 64 bits. No caso de 32 bits, verifique se tudo está instalado para 32 bits.

Espero que ajude!

Pessoal, esse problema está vinculado a um bug do conector de dados do SSIS e Excel, tem uma aula que o professor pede para instalar o executável do access, mas nem sempre funciona também.

O meu também está com o mesmo problema, mesmo instalando o driver.

A mensagem que aparece no meu é a seguinte:

Não foi possível recuperar as informações da tabela para o gerenciador de conexões "Gerenciador de Conexões do Excel". Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.

Estou enfrentando o mesmo problema! Já tentei tanto a versão de 32-bits quanto 64-bits, instalando também os respectivos drivers ACE, porém sem êxito também.

Oi Pessoal!

To suspeitando que possa ter a ver com a versão do ssdt, vou verificar as novas atualizações e ver se é um erro comum.

Retorno em breve,

Pessoal, tudo bem?

Podem testar uma coisa pra mim?

No curso seguinte da formação, OLAP, o professor disponibiliza um arquivo, com o backup do que foi feito até então. Nesse link que vou colocar aqui, ele ensina a restaurar o banco de dados.

Gostaria que vocês fizessem essa aula, restaurassem o banco de dados,e verificassem se a carga da dimensão cliente funciona nesse backup.

Segue o link:

https://cursos.alura.com.br/course/business-intelligence-olap-sql-server/task/35420

Espero a resposta de vocês!

Olá, Marina!

Fiz a restauração do projeto do SSIS e o erro persiste (até aparece a planilha CLIENTE do arquivo Excel selecionada, porém se abro o combo box para seleção, dá o mesmo erro mencionado anteriormente pelo pessoal).

Obrigado!

Oi Marcos!

Obrigada pelo teste!

Acredito que seja algum problema de incompatibilidade entre versões mesmo, seja do arquivo ou das ferramentas.

Dada a situação, encaminhei a questão para o time de contéudo para que entrem em contato com o professor, revisem o conteúdo e discorram sobre uma solução.

Até lá vou pequisando sobre o assunto, e se encontrar alguma coisa atualizo vocês por aqui!

O projeto de vocês apresentou algum problema com importação de arquivos csv?

Para continuar a acompanhar o curso, vocês podem tentar salvar o arquivo num formato csv, e importá-lo no lugar do xls.

Ou mesmo tentar instalar uma versão mais antiga do SSDT.

Espero que ajude! Retorno em breve!

Olá, Marina!

Muito obrigado pelo retorno! No meu caso, consegui utilizar a planilha salvando-a como .csv e utilizando como Flat File na opção de origem. Creio que seja um bom workaround para dar sequência ao curso.

Obrigado!

Marcos Paulo, valeu pela dica. Segui essas orientações e também consegui dar sequência, obrigado.

Boa noite pessoal

Também recorri a uma solução alternativa, pois mesmo seguindo todas as orientações não consegui carregar a planilha. Criei uma tabela no banco de dados, importei o conteúdo do arquivo para essa tabela e segui a partir daí.

solução!

Oi Pessoal!

Confiram mais sobre como lidar com o problema no link abaixo:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-resposta-da-moderadora-problemas-em-conectar-arquivos-xls-94888

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software