Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Erro ao ativar a Venv.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Olá Pedro, tudo bem?

Antes de ativar o ambiente virtual (venv), você precisa criá-lo.

Criar ambiente virtual

Para criar o ambiente virtual você precisa executar o seguinte comando, substituindo nome_do_ambiente por um nome de sua preferência (como .venv):

• Windows: python -m venv nome_do_ambiente
  • macOS e Linux: python3 -m venv nome_do_ambiente

Este comando cria uma pasta com o nome escolhido que contém uma instalação isolada do Python e uma pasta site-packages para as bibliotecas.

Ativar ambiente virtual

• Windows: nome_do_ambiente\Scripts\activate
  • macOS e Linux: source nome_do_ambiente/bin/activate

Após a ativação, o nome do seu ambiente virtual aparecerá entre parênteses no início da linha do terminal.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Mas eu criei a Venv. Até resolvi recriá-la, mas continua dando o mesmo erro

solução!

Olá Pedro, tudo bem?

Eu estava com o mesmo problema que você e encontrei a solução em um outro post do fórum, compartilhado pelo Lucas.

Pelo que pesquisei:

• No cmd, o comando de ativação usa o *.bat *no final.
  • No PowerShell, pode-se usar o comando* sem extensão* ou com .ps1 no final.

Só de curiosidade, verifiquei qual terminal meu VS Code estava rodando. Se você rodar $PSVersionTable e aparecer informações de versão, então está no PowerShell. Se rodar echo %COMSPEC% e aparecer o caminho do cmd, está no cmd. Pelo que entendi é isso, então isso comprovou que meu terminal do code tava rodando o shell. Então, o comando correto para ativar o ambiente virtual foi:

.\venv\Scripts\Activate

(depois de digitar isso tudo, percebi que dá pra ver essa informação na tela do code. No canto superior direito do painel do terminal dá pra ver qual terminal está sendo executado e, realmente, o da aula é cmd e o meu é powershell)

Porém, se der um erro, como o meu, que diz "venv\Scripts\Activate.ps1 cannot be loaded because running scripts is disabled on this system.", deve-se fazer isso para permitir que seu shell possa executar scripts

Set-ExecutionPolicy -Scope CurrentUser -ExecutionPolicy RemoteSigned

Aí, depois disso, rodei o comando de ativação e funcionou aqui:

.\venv\Scripts\Activate